Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGR é favorável a ação que contesta norma roraimense que trata do limite mínimo de gastos com saúde

    Alcides Martins ressalta que cabe à União estabelecer percentual mínimo a ser aplicado pelos entes federados em despesas relativas à saúde

    há 5 anos

    O procurador-geral da República interino, Alcides Martins, enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual opina pela procedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.059 ajuizada pelo governador de Roraima. O objeto da ADI é a Emenda Constitucional 48/2016, que alterou a Constituição do Estado e estabeleceu 18% do orçamento estadual como montante mínimo a ser aplicado nas despesas com Ações e Serviços de Saúde em Roraima (ASPS). Na avaliação do PGR, a inserção de novas alíquotas mínimas de investimento em normas da Constituição estadual, como foi feito pelo Legislativo roraimense, impede a União de revisar o valor e, consequentemente, contraria a Constituição Federal.

    O PGR aponta que a regra constitucional é a de que compete ao Congresso Nacional, por meio de lei complementar, estabelecer os percentuais de receitas de impostos dos entes federados a serem destinados às Ações e Serviços de Saúde em Roraima. Esclarece, no entanto, que isso não significa que os estados não possam aportar valores superiores em ASPS. O que não pode ocorrer, frisa o PGR, são os investimentos abaixo do piso mínimo definido pelo legislador nacional. “Nada impede que cada unidade federativa, de acordo com as suas disponibilidades orçamentárias, destine à saúde percentuais superiores àqueles estabelecidos na lei complementar nacional, sendo até recomendável que o façam, diante do quadro crônico de subfinanciamento público da saúde”, reforça Martins. Ele complementa ainda que a destinação dos recursos às ASPS devem observar os limites estabelecidos pela Constituição, que inclui a necessidade de reavaliação de percentuais de aplicação a cada cinco anos, por meio de lei complementar nacional.

    Íntegra da manifestação na ADI 6.059

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-e-favoravel-a-acao-que-contesta-norma-roraimense-que-trata-do-limite-minimo-de-gastos-com-saude/759087301

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)