Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Competência para processar e julgar desvios no Sistema S é da Justiça Federal, defende PGR

    Entendimento diz respeito a recursos públicos repassados às entidades por meio de atribuição de competência da União

    há 5 anos

    "É da Justiça Federal a competência para processar e julgar delitos relacionados ao desvio de recursos públicos no Sistema S". Esse é o entendimento defendido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, em processo relacionado à investigação que, entre outros delitos, apura desvios de recursos das contas bancárias do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat). As entidades do Sistema S dedicam-se a atividades privadas de interesse coletivo cuja execução não é atribuída de maneira privativa ao Estado.

    Os integrantes do Sistema S atuam em colaboração com ente público, oferecendo atividades sociais de utilidade pública. As contribuições que sustentam tais entidades foram instituídas pela lei federal de criação da organização e incidem sobre a folha de salários das empresas pertencentes à respectiva categoria profissional. Assim, os recursos são recolhidos pelo setor produtivo ou categoria econômica beneficiada pela atuação da entidade. Em regra, a Receita Federal do Brasil arrecada os referidos recursos, com fundamento na Lei 11.445/2007. Contudo, admite-se a arrecadação direta das contribuições pelas entidades interessadas.

    Segundo a PGR, embora não prestem serviço público, tais entidades desempenham atividades de interesse coletivo a que a União manifestou especial atenção, o que demonstra o interesse público federal na correta gestão dos recursos públicos submetidos a esses serviços. Por essa razão, “deve prevalecer a orientação jurisprudencial que fixa, como regra, a competência da Justiça Federal para processar e julgar delitos relacionados ao desvio ou apropriação de verbas em detrimento dos serviços sociais autônomos”, aponta a PGR.

    Raquel Dodge salienta que a jurisprudência do STF orienta-se pela natureza dos recursos para firmar a competência do órgão jurisdicional. "Assim, tratando-se de recurso federal submetido à fiscalização de órgão federal, entende-se que a persecução penal deve ser processada e julgada pela Justiça Federal", defende a PGR. O posicionamento da PGR é o mesmo defendido na Ação de Descumprimento de Prefeito Fundamental 396/GO, proposta pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), requerendo o envio, para a Justiça Federal, de ações penais envolvendo recursos recebidos por entidades integrantes do Sistema S.

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/competencia-para-processar-e-julgar-desvios-no-sistema-s-e-da-justica-federal-defende-pgr/746191671

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)