jusbrasil.com.br
29 de Março de 2020
    Adicione tópicos

    #AbrilIndígena: mostra “Respeito ou Repetição?” entra em cartaz no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília

    Acervo resgata documentos que mostram atrocidades cometidas contra povos indígenas

    Procuradoria Geral da República
    há 11 meses

    O Memorial dos Povos Indígenas (MPI) de Brasília recebe, a partir desta quinta-feira (25), a exposição “Respeito ou Repetição? – A história que não se quer reviver”. A mostra é uma iniciativa da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR), com curadoria de Marcelo Zelic, pesquisador e coordenador do Armazém da Memória, e arte da designer Bianca Prado.

    O acervo reunido por Marcelo Zelic traz informações do Relatório Figueiredo, de 1967, e de relatos obtidos pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), que revelam atrocidades cometidas contra populações indígenas no século XX, quando o integracionismo vigorava como política oficial. A mostra, que já esteve em cartaz no Memorial do MPF, poderá ser vista no Memorial dos Povos Indígenas até o dia 12 de maio, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

    A solenidade de abertura está marcada para às 18h do dia 25 e será acompanhada de debate com a participação da liderança indígena Sônia Guajajara, coordenadora nacional da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); do subprocurador-geral da República Antônio Carlos Bigonha, coordenador da 6CCR/MPF; de Guta Assirati e Jaime Siqueira, do Centro de Trabalho Indigenista; e de Marcelo Zelic. Logo após o debate, às 20h, será exibido o filme-manifesto "Gigantes Pela Própria Natureza", seguido do show do rapper futurista O Novíssimo Edgar, que assina a trilha-sonora da produção.

    A exposição Respeito ou Repetição? fica em cartaz no Memorial dos Povos Indígenas acompanhada de mostra de filmes sobre a temática indígena. Além disso, o Memorial apresenta programação de oficinas e palestras, em homenagem ao #AbrilIndígena.


    Mostra: Respeito ou Repetição? A história que não se quer reviver

    Memorial dos Povos Indígenas de Brasília
    Visitação: De 25 de abril a 12 de maio
    Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
    Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK
    Telefone: (61) 3344-1154 / 3342-1156




    Abertura: 25 de abril, às 18h, com mesa de debates


    E-mail: [email protected]

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)