Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Raquel Dodge pede prisão preventiva do ex-ativista italiano Cesare Battisti

    Medida é necessária para garantir eventual extradição do italiano, defende a PGR

    há 5 anos

    Para evitar risco de fuga e assegurar eventual extradição do italiano Cesare Battisti, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (13) a decretação da prisão preventiva do ex-ativista. O pedido foi enviado ao ministro Luiz Fux. O STF deve a analisar a possibilidade de que o presidente da República reavalie ato de extradição do italiano. Diante desse cenário, Raquel Dodge defende importante que se tome providências para assegurar que o ato seja cumprido, caso o STF decida que o chefe do Executivo pode reapreciar a decisão quanto à extradição de Battisti.

    O italiano teve a prisão decretada em março de 2007 pelo ministro Celso de Mello. Após a detenção, a Corte decidiu pela extradição solicitada pelo Governo da Itália. No entanto, o presidente da República à época, Luis Inácio Lula da Silva, negou o retorno de Battisti ao país de origem com base em cláusula do Tratado Brasil-Itália, que permite a recusa à extradição por crimes políticos. Mesmo após ter reconhecido que não havia natureza política nos crimes cometidos na Itália, o STF declarou que o ato de entrega de um extraditando é de soberania, exclusivo e competência indeclinável do presidente da República.

    Diante da possibilidade de revisão do caso Raquel Dodge reforça que “Revela-se não apenas necessário, mas premente e indispensável a custódia cautelar, seja para evitar o risco de fuga, seja para assegurar eventual e futura entrega do extraditando à Itália, adimplindo, desse modo, com os compromissos de cooperação internacional assumidos pelo Brasil, nos termos do Tratado Bilateral firmado entre os países interessados”. No pedido enviado ao STF, a PGR também argumenta que o pedido de prisão, para fins de extradição executória, está previsto no Tratado de Extradição entre Brasil e Itália, promulgado pelo Congresso Nacional em 2013 e no artigo 84–§ 1º da Lei de Migração, aprovada em 2017.

    Raquel Dodge relembra, ainda, decisão do STF que considerou que a extradição de Battisti atende tanto os requisitos quanto às exigências legais. Além disso, o italiano foi condenado à pena de prisão perpétua no país onde nasceu. Considerando a comutação de pena no Brasil, cujo limite máximo é de 30 anos, também não há prescrição do crime.

    Possibilidade de revisão - Em manifestação enviada ao STF em março, Raquel Dodge sustentou não haver fundamento para impedir que o governo brasileiro reveja a decisão de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti. O argumento rebate alegações apresentadas por Battisti em Reclamação em andamento no STF. Para a defesa, o decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que negou ao governo italiano o pedido de extradição do ex-ativista é irrevogável.

    No parecer, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, cita acordão do STF, segundo o qual a decisão sobre a entrega de estrangeiros para fins de extradição não cabe ao Poder Judiciário, por tratar-se de medida de natureza política, e é discricionária do presidente da República. No entanto, segundo a PGR, essa decisão é passível de revisão pelo chefe do Executivo. Afirmou ainda que, no caso concreto, envolvendo o ex-ativista, o pedido de revisão não busca a anulação do decreto assinado no último dia de mandato do ex-presidente Lula, mas sim a sua revogação, o que decorre da discricionariedade do ato.

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/raquel-dodge-pede-prisao-preventiva-do-ex-ativista-italiano-cesare-battisti/658774725

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)