Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGR e ESMPU firmam acordo de cooperação com Associação de Estudos Brasileiros em Macau

    Parceria com uma região administrativa da República da China é inédita

    há 6 anos

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) firmaram um acordo de cooperação com a Associação de Estudos Brasileiros em Macau, região administrativa especial da China. Assinada no sábado (23), a parceria é inédita, uma vez que é a primeira entre a PGR e uma entidade chinesa. O objetivo é estabelecer um marco jurídico para intensificar troca de informações, a realização de programas de pesquisa e intercâmbio científico em temas de interesse na atuação do Ministério Público.

    As tratativas para viabilizar a parceria foram iniciadas pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) em novembro do ano passado, quando foram discutidos os termos do estreitamento das relações. Para a secretária adjunta da SCI, Denise Abade, o acordo é um importante passo para a aproximação do MPF com magistrados e entidades jurídicas da China. “Trata-se de abertura estratégica do Ministério Público brasileiro para um dos principais atores no cenário internacional, a República da China. Macau, por ter tido um processo histórico único, criou identidade cultural própria, com presença da língua portuguesa especialmente nos cenários jurídico e político, que a torna a base ideal para reforçar as relações e reduzir a distância entre a China e o Brasil”, afirmou Denise Abade.

    Assinaram o documento de cooperação a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, o diretor-geral da ESMPU, João Akira Omoto, e a diretora-geral da Associação de Estudos em Macau, Wei Dan.



    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-e-esmpu-firmam-acordo-de-cooperacao-com-associacao-de-estudos-brasileiros-em-macau/593074329

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)