Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Após atuação do Ministério Público Federal, traficante que fornecia drogas ao Brasil é preso na Colômbia

    Miguel Angel Retis Passos foi condenado a 52 anos de prisão pela Justiça Federal no Pará

    há 6 anos

    O traficante colombiano Miguel Angel Retis Passos, conhecido como Dom Giovani, responsável pelo envio de drogas para a região Norte do Brasil, foi preso nesta quinta-feira (19) na Colômbia. A detenção foi possível graças à atuação conjunta da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Procuradoria da República no Estado do Pará (MPF/PA). Condenado a 52 anos de prisão pela Justiça Federal paraense, o criminoso estava foragido. A condenação de Passos foi confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em 2012.

    Em novembro do ano passado, o pedido de prisão para fins de extradição de Passos foi encaminhado pelo Ministério Público Federal ao Ministério da Justiça, órgão responsável pela intermediação com outros países em pedidos de extradição. O documento continha informações relativas ao paradeiro do traficante. Agora, será inciado o processo para que o criminoso seja extraditado para cumprir a pena no Brasil.

    Entenda o caso - O MPF/PA denunciou Passos em 2010 e apontou o traficante como um dos líderes de uma quadrilha responsável pela entrada e distribuição de cocaína no Brasil. A droga era originária do Peru e da Colômbia. As investigações começaram em 2009 e a quadrilha foi pega diversas vezes transportando a droga em Santarém, Altamira e Castanhal, no Pará. Passos foi condenado pelo tráfico de drogas de pelo menos dois carregamentos de cocaína e pelo crime de associação para o tráfico. A pena atribuída ao traficante é considerada a maior já decretada no estado do Pará para esse tipo de delito.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-atuacao-do-ministerio-publico-federal-traficante-que-fornecia-drogas-ao-brasil-e-preso-na-colombia/569194669

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)