Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF e CNMP apoiam trabalho do Ministério Público do Rio nas investigações do assassinato de Marielle Franco

    Raquel Dodge se reuniu nesta quinta-feira com o procurador-geral de Justiça do estado

    há 6 anos

    A presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se reuniu nesta quinta-feira (15) com o procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, para prestar apoio e solidariedade ao Ministério Público do Rio de Janeiro nas investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Gomes. Eles foram assassinados nessa quarta-feira (14) após saírem de um evento na capital. Raquel Dodge destacou que a reunião foi para acompanhar o trabalho que está sendo feito pelo MP/RJ, “mas sobretudo para reconhecer que é uma instituição que está a altura do desafio que agora lhe é apresentado”.

    Para Raquel Dodge, a união entre os Ministérios Públicos vem no sentindo de “tranquilizar a população do RJ que esse crime não restará impune. Viemos prestar integral apoio ao MP/RJ e a todos os seus membros, especialmente ao procurador-geral de Justiça, de que não faltarão recursos e meios para o desvendamento desse crime contra uma importantíssima defensora dos direitos humanos”, destacou a PGR após o encontro, que durou cerca de uma hora.

    Também participaram da reunião a secretária de Direitos Humanos do CNMP, promotora de Justiça Ivana Farina, o secretário de Direitos Humanos e Defesa Coletiva do MPF, procurador Regional da República André de Carvalho Ramos, o secretario de Relações Institucionais do CNMP, Nedens Ulisses, os conselheiros Marcelo Weitzel e Dermeval Farias, a procuradora-chefe do Ministério Público Federal da 2ª Região, procuradora regional da República Márcia Morgado, e procuradores do grupo estratégico que atuam no enfrentamento aos crimes federais no Rio de Janeiro, Marcelo Freire, José Panoeiro e Orlando Monteiro Espíndola da Cunha.O grupo trabalha desde outubro de 2017 para traçar um diagnóstico da situação e propor soluções estruturais para a melhoria da segurança pública no Estado. O ministro interino de Direitos Humanos, Gustavo Vale Rocha, também esteve presente.

    Em solidariedade às famílias de Marielle e de Anderson, Raquel Dodge disse esperar que o crime seja rapidamente desvendado e ressaltou a importância da Polícia Federal no auxílio às investigações. “Esse é um caso que precisa do apoio de todas as forças investigatórias e, certamente, a participação da PF é importante, porque o crime no Rio de Janeiro tem acontecido em áreas relativas a crimes federais”.

    Incidente de deslocamento de competência – Pela manhã, Raquel Dodge determinou a instauração de procedimento instrutório para acompanhar e apoiar os trabalhos de investigação. O procedimento também servirá para prestar apoio ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Além disso, solicitou à Polícia Federal que, com fundamento na Lei n. 10.446, inciso III e no artigo 144-§ 1º-I da Constituição, adote diligências de investigação necessárias.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6400
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-e-cnmp-apoiam-trabalho-do-ministerio-publico-do-rio-nas-investigacoes-do-assassinato-de-marielle-franco/556450921

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)