Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum Alternativo Mundial da Água: Ministério Público promove ciclo de debates na UnB

    Riscos socioambientais de barragens e Água como Direito Humano serão temas de debates nos dias 17 e 18; evento será aberto ao público e não há necessidade de inscrição

    há 6 anos

    O Ministério Público Brasileiro promove dois ciclos de debates com a participação de representantes da sociedade civil durante o Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama 2018), a ser realizado de 17 a 22 de março. Os encontros serão abertos ao público e acontecem na Universidade de Brasília (UnB), neste fim de semana (17 e 18/03), e vão abordar o risco socioambiental de construção de garagens e a água como Direito Humano. Não há necessidade de inscrição.

    O Ministério Público Federal (MPF), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com entidades da sociedade civil, organizaram a programação do evento. No primeiro dia (17/3), às 11h, haverá a abertura da Assembleia Popular das Águas, com a participação da procuradora-geral da República e presidente do CNMP, Raquel Dodge; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin; e da procuradora Federal dos Direitos dos Cidadãos, Deborah Macedo Duprat.

    Também no sábado, às 14h, será realizado o “Ciclo de Debates I – Barragens e Risco Socioambiental”. O assunto será abordado em três painéis: “Barcarena – Caso Mineradora Hydro”, “Mariana – Caso Samarco” e “Altamira – Caso Belo Monte e Caso Onça Puma”.

    No domingo (18/03), a partir das 9h, será realizado o “Ciclo de Debates II – Água como Direito Humano”, também com três painéis: “Correntina”, “Crise Hídrica nos Grandes Centros Urbanos” e “Bacia do Rio São Francisco”. Em todas as mesas de discussão haverá a presença de membros do Ministério Público e de representantes da sociedade civil organizada. Confira a programação completa.

    Direito fundamental - Para a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a água deve ser incluída como direito humano fundamental no ordenamento jurídico nacional. Em palestra a estudantes universitários realizada na última quarta-feira (14), a PGR adiantou que essa proposta será apresentada no 8º Fórum Mundial da Água, no qual, pela primeira vez, o Ministério Público e o Judiciário terão participação ativa.

    Ao justificar a importância para que a água seja tratada sob o prisma de direito fundamental, Dodge lembrou que esse recurso natural é indispensável não só para o indivíduo - por uma questão de sobrevivência -, como também para a coletividade e que, por isso, deve receber proteção singular do Direito. A procuradora-geral também frisou a necessidade de a sociedade estar atenta a qualquer discussão ou movimento que tenha como objetivo a privatização da água, de forma direta ou indireta. “Precisamos refletir sobre o tratamento jurídico dado à água e este evento é um momento singular para isso”, enfatizou.

    O Fama - O Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) é um evento internacional, democrático e que pretende reunir mundialmente organizações e movimentos sociais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida. Ele acontece paralelamente ao 8º Fórum Mundial da Água, que também será realizado em Brasília, de 18 a 23 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Saiba mais: http://fama2018.org/

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr




    *Com informações da Ascom/ESMPU

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-alternativo-mundial-da-agua-ministerio-publico-promove-ciclo-de-debates-na-unb/556363124

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)