Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF recomenda que Ibama mantenha proibição do uso de anilhas de alumínio para aves

    As anilhas fornecidas pelo Instituto deverão ser de aço inoxidável, com dispositivos antiadulteração, antifalsificação e atendendo aos diâmetros específicos para cada espécie

    há 6 anos

    O Ministério Público Federal (MPF) recomendou ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que seja mantida a proibição do trânsito interestadual de aves portadoras de anilhas de alumínio. De acordo com a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (4CCR/MPF), responsável pela recomendação, as anilhas de alumínio são facilmente fraudáveis. O MPF reforça a Instrução Normativa nº 11, editada pelo Ibama em 24 de outubro, que veta o uso do equipamento de alumínio a partir de 31 de dezembro deste ano.

    As anilhas são uma espécie de carteira de identidade dada pelo Ibama a aves silvestres nascidas em cativeiro de criadores amadoristas, cujo objetivo é a preservação e conservação do patrimônio genético, sem finalidade comercial. As identificações são inseridas nas patas dos pássaros ainda filhotes, com poucos dias de vida. A possibilidade de adulteração das anilhas facilita o transporte clandestino de espécies da fauna silvestre, inclusive aquelas ameaçadas de extinção – disfarçados de animais identificados pelo Ibama.

    A 4ª Câmara defende que as anilhas de alumínio sejam substituídas por modelos de aço inoxidável, com dispositivos antiadulteração, antifalsificação e atendendo aos diâmetros específicos para cada espécie – como é originalmente previsto pelo Ibama desde setembro de 2011. No documento, o MPF apresenta casos em que foram identificadas anilhas de alumínio falsificadas – imputando crime de falsificação de sinal público (art. 296, I, do CP). A fraude coloca em risco a função ecológica da identificação, contribui para extinção de espécies e para que animais sejam submetidos à crueldade.

    Leia a íntegra da Recomendação nº 2/2017.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-recomenda-que-ibama-mantenha-proibicao-do-uso-de-anilhas-de-aluminio-para-aves/534860211

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)