Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Para PGR, é inconstitucional limitar a governador instauração de processo legislativo sobre concessão de benefício

    Raquel Dodge defende que normas constitucionais sobre processo legislativo são de observância obrigatória por força do princípio da simetria

    há 6 anos

    “Normas de reserva de iniciativa são de reprodução obrigatória pelas unidades federadas, uma vez que decorrem diretamente do princípio da separação de poderes”. Com esse argumento a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, reitera, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (14), os argumentos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5768. A ação ajuizada em agosto deste ano pela Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona norma do Ceará, que reserva ao governador iniciativa para instaurar processo legislativo sobre concessão de benefício fiscal (Artigo 60, parágrafo 2º, alínea d, da Constituição do Ceará, na redação da Emenda Constitucional 61/2008).

    Para a Procuradoria-Geral da República, os dispositivos ofendem os artigos 25 e 61, parágrafo 1º da Constituição Federal. Conforme demonstra a petição inicial, ao reservar ao governador iniciativa legislativa para dispor sobre benefício fiscal, a norma em análise “violou sistema constitucional aplicável ao processo legislativo”, que não traz previsão de reserva de iniciativa nessa hipótese.

    Segundo Raquel Dodge, a “concessão de benefício fiscal insere-se no ramo do Direito Tributário, o qual não está presente no rol mencionado, de maneira que, por força do princípio da simetria, não poderia o Estado do Ceará limitar a iniciativa legislativa ao governador”. A procuradora-geral ainda destaca que o STF possui posicionamento consolidado, segundo o qual, legislar sobre concessão de benefício fiscal não significa dispor sobre Direito Orçamentário, “de modo que é inconstitucional reserva de iniciativa sobre o tema”.

    Íntegra do parecer

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-pgr-e-inconstitucional-limitar-a-governador-instauracao-de-processo-legislativo-sobre-concessao-de-beneficio/531560620

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)