Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Raquel Dodge defende prisão após decisão de segunda instância

    Afirmação foi feita durante encontro de procuradores da República. PGR também defendeu questões ambientais e a proteção da dignidade humana

    há 6 anos

    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu, nesta quarta-feira (1), a execução da pena após decisão condenatória em segunda instância. A afirmação foi feita em discurso que marcou a abertura do XXXIV Encontro Nacional de Procuradores da República, que acontece até domingo (5), em Pernambuco. A procuradora-geral também ressaltou a importância de o Ministério Público manter uma agenda ampla que inclua a defesa de direitos fundamentais, além de ações possam promover a prevenção e a punição de crimes que atingem o que chamou de “bens jurídicos importantes”. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso também esteve na abertura do evento, quando ministrou a palestra Conquistas Democráticas, Combate à Corrupção e Ordem Econômica.

    Em sua fala aos cerca de 300 procuradores que participam do encontro, a procuradora-geral destacou vários temas de interesse da instituição e, sobretudo, da sociedade. Frisou a necessidade da atuação ambiental e em defesa das minorias, destacando que ainda hoje pessoas são escravizadas por serem “vulneráveis à exploração”. Em relação à causa ambiental, Roquel Dodge lembrou a falta de água de potável e suas causas principais, entre quais destacou o desmatamento, a falta de saneamento adequado e descontrole da poluição e reiterou que essas situações precisam ser revertidas com a atuação do Ministério Público. Ela também elogiou o trabalho da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), responsável pelo evento, inclusive na defesa da democracia e das garantias necessárias ao exercício profissional dos membros do Ministério Público.

    Impunidade - A procuradora-geral fez questão de afirmar à plateia que, antes mesmo de assumir o cargo, adotou o mote: ninguém acima da lei, ninguém abaixo da lei. Segundo ela, para que este propósito seja alcançado, é preciso agir na defesa da dignidade humana e também no combate à impunidade. “O sistema de precedentes vinculantes adotado no Brasil, exige que a decisão do pleno do STF, que já afirmou a constitucionalidade da prisão após a segunda instância, seja respeitada, sob pena de reversão da credibilidade nas instituições, como capazes de fazer a entrega da prestação jurisdicional de modo seguro, coerente e célere”, destacou Raquel Dodge, ao defender a execução da pena assegurado o duplo grau de jurisdição. A PGR frisou também a importância do combate à corrupção que corrompe o patrimônio público na elevada proporção revelada pela Operação Lava Jato.

    Em sua palestra, o ministro Roberto Barroso destacou três disfunções que, em sua avaliação, são as principais causas da corrupção no Brasil: patrimonialismo, oficialismo e uma cultura de desigualdade. O ministro citou três frases populares que, de forma caricata, traduzem, respectivamente, essas disfunções. São elas: rouba mas faz; aos amigos, tudo, aos inimigos a lei; e você sabe com quem está falando? Ao detalhar essas características, o ministro citou a existência do foro privilegiado, a imunidade tributária e a ineficiência do Estado.

    Em relação à forma como o país tem enfrentado o problema, Roberto Barroso disse ter uma visão otimista. Lembrou o fato de o país estar há 30 anos sob um regime democrático, apesar de conviver diariamente com problemas graves, como a constatação de que a corrupção é sistêmica e a estabilidade monetária. Como alternativas, ele destacou a necessidade de mudança do sistema político e o combate à impunidade. No fim da palestra, destacou a esperança de melhorias, sobretudo, pela disposição da sociedade em cobrar mudanças. “Eu insisto, a fotografia de momento é sombria, mas o filme é bom"; resumiu.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/raquel-dodge-defende-prisao-apos-decisao-de-segunda-instancia/516926811

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)