Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PFDC lança Guia de Referência sobre Assistência Farmacêutica

    Objetivo é oferecer subsídio para a atuação dos membros do Ministério Público Federal em casos de judicialização da saúde

    há 7 anos

    A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF), lançou nesta sexta-feira (13) o Guia de Referência para o Ministério Público Federal Assistência Farmacêutica. A publicação foi elaborada pelo Grupo de Trabalho Saúde, a partir do acompanhamento da atuação judicial e extrajudicial do MPF na efetivação da política nacional de medicamentos.

    O objetivo com a edição do guia é disseminar a experiência acumulada pelo MPF na área da saúde pública e, dessa forma, oferecer subsídios para o aperfeiçoamento contínuo dessa atuação, particularmente, nos casos de negativa de dispensação de medicamentos incorporados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e nos casos que envolvam a apreciação da incorporação de novas tecnologias. "O objetivo central é alcançar a execução resolutiva da política pública de Assistência Farmacêutica em benefício da população assistida pelo SUS", destaca o Grupo de Trabalho da PFDC.

    O Guia de Referência oferece uma breve apresentação da assistência farmacêutica como um conjunto de ações articuladas e aborda temas relacionados ao uso racional, ao uso off label – utilizado de forma diferente daquela descrita na bula – dos medicamentos, bem como pontos relativos ao financiamento das respectivas ações e a divisão das atribuições entre os entes federativos no SUS.

    O material também analisa o papel da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) nos processos de incorporação de medicamentos às listas do Sistema Único de Saúde e o uso do medicamento na assistência oncológica – além de apresentar um roteiro prático de atuação e a jurisprudência atualmente disponível para orientar de forma objetiva os membros do MPF em situações que envolvam o tema.

    Para obter o Guia de Referência para o Ministério Público Federal Assistência Farmacêutica clique aqui.







    Assessoria de Comunicação e Informação
    Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
    Ministério Público Federal
    (61) 3105 6083/6943/6013
    pfdc-comunicacao@mpf.mp.br

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pfdc-lanca-guia-de-referencia-sobre-assistencia-farmaceutica/509438556

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)