Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PFDC participa de Segunda Cúpula Ibero-Americana “Migração e Direitos Humanos. Um novo olhar”

    Documento final do encontro reúne 17 recomendações para o desenvolvimento de políticas de proteção, apoio e assistência aos movimentos migratórios

    há 7 anos

    A Cidade do México sediou nesta semana, nos dias 23 e 24, a Segunda Cúpula Iberoamericana “Migração e Direitos Humanos. Um novo olhar”. Organizado pela Federação Ibero-Americana de Ombudsman (FIO), pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do México, Cooperação Alemã e Rede sobre Migrantes e Tráfico de Pessoas, o evento teve como objetivo estabelecer um plano de ação para a coordenação interinstitucional de proteção dos direitos humanos em processos migratórios.

    A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão participou do encontro representada pelo PFDC adjunto João Akira Omoto. Na oportunidade, defensores del pueblo, procuradores e provedores de Justiça das instituições que integram a FIO compartilharam experiências e dialogaram com especialistas e organismos internacionais acerca das especificidades que marcam o fenômeno da migração.

    O diálogo resultou em 17 recomendações aos países que enfrentam questões relacionadas a migração para que assumam integralmente suas responsabilidades diante dessas situações, de modo a garantir as condições de segurança e dignidade a essas pessoas.

    Intitulado Declaração da Cidade do México, o documento traz dez compromissos assumidos pelos países que integram a Federação Iberoamericana de Ombudsman e exigem o desenvolvimento de políticas de proteção, apoio e assistência em movimentos migratórios, em cumprimento aos compromissos assumidos no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas.

    O texto também reforça o desenvolvimento de políticas de integração e soluções efetivas para garantir aos migrantes e refugiados o respeito a seus direitos fundamentais. Tais medidas devem ser construídas colaborativamente, envolvendo pessoas afetadas pelo fenômeno, organizações, redes não governamentais e poder público, combatendo todas as formas de discriminação a essas populações.

    Sobre a FIO - A Federação Ibero-Americana de Ombudsman foi constituída em 1995 e reúne 104 defensores del pueblo, procuradores, provedores de Justiça e presidentes de Comissões Públicas de Direitos de 20 países da América Latina: Andorra, Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

    Mais informações sobre a FIO estão disponíveis em www.portalfio.org.

    A íntegra do documento pode ser acessada aqui.













    Assessoria de Comunicação e Informação - ACI
    Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - PFDC/MPF
    Tel.: (61) 3105-6083
    pfdc-comunicacao@mpf.mp.br
    twitter.com/pfdc_mpf



    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pfdc-participa-de-segunda-cupula-ibero-americana-migracao-e-direitos-humanos-um-novo-olhar/463034002

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)