Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em parceria com Safernet, MPF/PB debate segurança e bom uso da internet com educadores pessoenses

    Evento é coordenado pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e conta com o patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil

    há 8 anos
    Na segunda-feira, 30 de novembro, educadores e educadoras da rede de ensino de João Pessoa participaram da oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online”, promovida pelo Ministério Público Federal. O evento é uma iniciativa da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), em parceria com a organização não-governamental SaferNet. A oficina tem o patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGi Br).

    “A oficina busca a formação de profissionais da educação que possam ajudar a formar outros educadores e as próprias crianças e adolescentes também”, explicou Rodrigo Nejm, diretor de educação da SafetNet. “É importante que as pessoas presentes aqui são multiplicadoras já dentro da sua rede de escolas. […] Elas estão recebendo material impresso, digital e orientações de como usá-lo com estudantes, adaptando a linguagem, escolhendo os vídeos e conteúdos de acordo com a faixa etária apropriada”, esclareceu.

    Rodrigo Nejm ainda ressaltou que o projeto pensa na educação para a cidadania digital, e não apenas a questão de combater crimes na internet. “Quanto mais crianças e adolescentes entenderem seus direitos e deveres na internet, mais chances eles têm de evitar o crime e, mais do que isso, de usar a internet com liberdade e com segurança para poder ficar só com a parte boa, evitando as situações de violência”, destacou.

    Compuseram a mesa de abertura o procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, Rodolfo Alves Silva; o procurador regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, José Godoy Bezerra de Souza; o conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Percival Henriques de Souza Neto; e a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Tânia Dantas Gama.

    Parceria – Em setembro de 2009, o MPF e a SaferNet Brasil promoveram evento que apresentou oficinas voltadas para educadores/as e alunos/as de escolas públicas e privadas sobre o uso responsável e seguro da internet. À época, foram trabalhados temas como potenciais da internet no Brasil e no mundo; dimensão pública da internet e cibercidadania; perigos e crimes na internet; dicas para se manter seguro; e o que fazer em casos de incidentes.

    Como etapa preliminar do evento, uma pesquisa online foi realizada com alunos/as e educadores/as, para identificar o perfil de acesso destes à internet, de modo a servir de base para desenvolvimento dos trabalhos de capacitação. A pesquisa chamou a atenção para o fato de 60,39% dos/as alunos/as admitirem que pais e mães não impõem limites para a quantidade de tempo de navegação na internet, tendo 45% admitido que ficam mais tempo online do que deveriam. Para conferir os resultados completos da pesquisa, clique aqui.

    Ainda em setembro de 2009, o MPF assinou termo de cooperação técnica e científica com a Safernet, visando o fortalecimento das investigações de combate aos crimes praticados por meio da internet.

    A oficina – Coordenada pela PFDC, a oficina “Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online” compõe parte do projeto Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas. Além da Paraíba, o encontro já passou por estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Pernambuco e Ceará.

    O projeto se alinha às diretrizes estabelecidas pelo Marco Civil da Internet, aprovado pela Lei n. 12.965/2014, que em seu artigo 26 destaca o dever constitucional do Estado na prestação da educação para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República na Paraíba
    Fone Fixo: (83) 3044-6258
    Celular: (83) 9132-6751
    No twitter: @MPF_PB
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-parceria-com-safernet-mpf-pb-debate-seguranca-e-bom-uso-da-internet-com-educadores-pessoenses/262722614

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)