Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/GO apura se servidores públicos acumulam ilegalmente funções no IBGE

    É vedada a acumulação de cargos por servidores públicos

    há 14 anos
    O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO), pela Procuradoria da República em Anápolis, recebeu representação anônima informando que servidores públicos municipais e estaduais estariam acumulando ilegalmente funções de recenseador do IBGE no município de Abadiânia.

    A representação apontou seis servidores. Em consulta à relação de classificados no processo seletivo simplificado para recenseador do IBGE (realizado pela Cesgranrio), o procurador da República Rafael Paula Parreira Costa verificou que cinco dos seis nomes mencionados, de fato, foram classificados no certame, razão pela qual instaurou procedimento administrativo para apuração do possível acúmulo indevido de cargos na administração pública.

    O procurador ressalta que a contratação para a função de recenseador baseia-se na Lei nº 8.745/93, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. A norma proíbe expressamente a contratação de servidores da administração direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas (§ 2º do art. 7º).

    Como o curso preparatório para os contratados se iniciará no próximo dia 19 de julho, foi determinada a expedição urgente de ofício ao IBGE-GO para que o instituto analise a situação de cada um dos contratados e promova as medidas necessárias para impedir eventual ilícito, devendo comunicar os procedimentos adotados ao MPF em até dez dias.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional Eleitoral em Goiás
    Ministério Público Federal
    (62) 3243 5454 ou 5266
    ascom@prgo.mpf.gov.br
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações115
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-go-apura-se-servidores-publicos-acumulam-ilegalmente-funcoes-no-ibge/203385531

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)