Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRR1: ex-governador de Roraima acusado de desvio de verbas tem recurso negado

    Neudo Campos teve bens bloqueados pela Justiça sob suspeita de desviar R$18,5 milhões destinados à construção da BR-401

    há 12 anos
    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acatou parecer do Ministério Público Federal (MPF) e negou provimento ao recurso de Neudo Ribeiro Campos, ex-governador de Roraima, que questionava o bloqueio de seus bens. O ex-governador é acusado de desviar verbas federais destinadas à construção da BR-401, caso que ficou conhecido como “escândalo dos gafanhotos”. No recurso, ele pedia a análise de prova pericial que concluía que o dinheiro desviado da obra da rodovia não teria sido utilizado para o pagamento de funcionários fantasmas.

    Neudo Campos foi governador de Roraima entre 1995 e 2002. Neste período, o estado recebeu R$18,5 milhões para a construção da BR-401, pelo Departamento de Estradas e Rodagens de Roraima, mas a obra nunca saiu do papel. Segundo investigação, o dinheiro desviado teria sido utilizado para o pagamento de funcionários fantasmas.

    O ex-governador foi condenado pelo Tribunal de Contas da União a devolver o valor destinado à obra aos cofres públicos, além de responder à ação de improbidade administrativa por ter se apropriado dos recursos federais por meio da contratação de servidores fictícios. A utilização de recibos falsos justificaria o emprego da verba destinada ao estado.

    Segundo o procurador regional da República Odim Brandão, o bloqueio dos bens tem o objetivo de tornar possível que a condenação imposta pelo TCU seja cumprida, a prova pericial seria relevante apenas na ação de improbidade administrativa. “Neste processo, é irrelevante saber qual foi o destino ilícito dado a verba federal. De todos os empregos dos recursos federais cogitáveis no universo, apenas um era lícito – a construção da BR-401. Como ela não ocorreu: ele deve indenizar a União”, explica.

    A 4ª Turma do TRF1 negou por unanimidade o recurso de Neudo Campos. Com isso, os bens do ex-governador continuam bloqueados pela Justiça.

    Processo nº: 2009.01.00.068301-1
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr1-ex-governador-de-roraima-acusado-de-desvio-de-verbas-tem-recurso-negado/200108067

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)