Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PE obtém condenação de empresários por falsidade ideológica

    Tzeng Guo Uen e Yang Sou Chin cometeram 50 vezes o crime de falsidade ideológica de documento público

    há 10 anos
    O Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) conseguiu, na Justiça Federal, a condenação dos empresários Tzeng Guo Uen e Yang Sou Chin, administradores da Master Eletrônica de Brinquedos, por cometerem 50 vezes o crime de falsidade ideológica de documento público, fornecendo informações falsas em Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFs) entregues entre agosto de 2008 e fevereiro de 2010 à Receita Federal. A responsável pelo caso é a procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar.

    Conforme o MPF havia denunciado em 2012, comprovou-se que os réus prestaram, nas DCTFs da empresa, informações falsas relativas à suspensão judicial da exigibilidade dos tributos Imposto de Renda Pessoa Juridica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Programa de Integracao Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

    De acordo com a sentença, a finalidade dos empresários era prejudicar o direito da Fazenda de exigir a imediata quitação tributária, postergando o pagamento dos tributos cujos valores, somados, atingem a cifra de R$ 20.029 milhões. A falsidade, entretanto, foi descoberta pela Receita Federal, e o valor acima encontra-se, atualmente, em fase de cobrança pela Procuradoria da Fazenda Nacional.

    A Justiça Federal condenou Tzeng Guo Uen e Yang Sou Chin à pena de três anos e quatro meses de reclusão, substituída por duas penas restritivas de direito, que consistem em prestação de serviço à comunidade e em pagamento mensal de R$ 500,00 a entidade pública. Os empresários foram condenados, ainda, à pena de multa no valor de 60 salários mínimos e poderão recorrer em liberdade.

    Processo nº 0010237-29.2012.4.05.8300 – 4ª Vara Federal em Pernambuco

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República em Pernambuco
    (81) 2125-7348
    ascom@prpe.mpf.gov.br
    http://www.twitter.com/mpf_pe

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pe-obtem-condenacao-de-empresarios-por-falsidade-ideologica/197622064

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)