Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RN denuncia estudante que fraudou vestibular da UFRN

    Um estudante que obteve aprovação de maneira fraudulenta para o curso de medicina no Vestibular 2011 vai responder por estelionato

    há 13 anos
    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou ontem, 18 de agosto, um estudante que obteve aprovação de maneira fraudulenta para o curso de medicina no Vestibular 2011 da Universidade Federal do RN (UFRN). Segundo o MPF/RN, ele se utilizou indevidamente do argumento de inclusão, apesar de não se enquadrar como beneficiário. A denúncia também visa combater esse tipo de fraude no vestibular.

    O benefício do argumento de inclusão é concedido apenas aos candidatos que cursaram todo o ensino fundamental e médio na rede pública. No entanto, o histórico escolar do estudante denunciado comprova que ele sempre estudou em colégios particulares. Além disso, ao preencher questionário da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) na inscrição do vestibular em 2009 para a UFRN, ele mesmo afirmou ter concluído tais etapas de ensino em escola particular, em 2005.

    Para obter o benefício do argumento de inclusão junto à Comperve, o denunciado apresentou certificados de conclusão de cursos de ensino fundamental e médio do sistema de Educação para Jovens e Adultos, datados de 2008. Em mandado de segurança ajuizado para tentar garantir o direito à vaga, o próprio estudante confirma ter se utilizado desse artifício.

    Após o devido processo administrativo para apurar o caso, a UFRN decidiu excluí-lo do curso de medicina. Esse processo revelou ainda outras cinco pessoas que teriam utilizado o mesmo artifício para se beneficiar do argumento de inclusão. Para a procuradora da República Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais, que assina a denúncia, "isso reforça a necessidade de se combater tal prática delituosa".

    Obter vantagem ilícita mediante fraude carateriza crime de estelionato, punido com um a cinco anos de reclusão. Quando a conduta é praticada contra autarquia federal, como é o caso da UFRN, a penalidade pode chegar até seis anos e oito meses de reclusão .


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Rio Grande do Norte
    Fones: (84) 3232-3960 / 9119-9675

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações130
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rn-denuncia-estudante-que-fraudou-vestibular-da-ufrn/195186702

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)