Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AM denuncia ex-estagiária do INSS por estelionato

    Denunciada induzia beneficiários da Previdência ou familiares a entregar senhas e realizava saques de valores referentes ao pagamento de aposentadoria

    há 10 anos
    Uma ex-estagiária do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foi denunciada pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) por ter realizado saques indevidos de valores referentes ao pagamento de aposentadoria a beneficiários da previdência, entre maio e outubro de 2007. Na denúncia, o MPF/AM cita quatro vítimas prejudicadas pelas fraudes praticadas pela denunciada enquanto exercia a função de estagiária no instituto.

    A investigação que deu origem à ação penal começou a partir de denúncia feita pessoalmente por uma das vítimas ao MPF/AM. A denunciante relatou ter sido atendida pela então estagiária do INSS em abril de 2007, sobre direitos previdenciários que teria após a morte do marido, que encontrava-se muito doente. Ela contou que, após o falecimento do marido, voltou ao posto do INSS no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, e procurou a estagiária, que lhe pediu o cartão e senha do benefício de aposentadoria do marido sob a alegação de que eram necessários para dar entrada no pedido de aposentadoria por morte.

    Quatro meses depois, sem ter recebido qualquer valor, a denunciante voltou ao posto e descobriu que havia sido enganada, pois tinham sido realizados vários saques indevidos na conta de aposentadoria do marido falecido, totalizando mais de R$ 9 mil. A investigação mostrou que a então estagiária realizou os saques indevidos e se apropriou do valor pertencente à denunciante e revelou também a aplicação do mesmo golpe em diversas pessoas.

    Para o MPF/AM, a denunciada utilizou de sua condição de estagiária do INSS, funcionária pública de fato, para obter vantagem ilícita para si, em prejuízo da instituição e das vítimas, induzindo-as a erro. O crime atribuído na denúncia à ex-estagiária está previsto no artigo 171 do Código Penal. Em caso de condenação, a pena pode variar de um a cinco anos de prisão e multa, podendo ser aumentada quando o crime for cometido contra entidade de direito público.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Amazonas
    (92) 2129-4743 / 4661
    ascom@pram.mpf.gov.br
    twitter.com/MPF_AM
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-am-denuncia-ex-estagiaria-do-inss-por-estelionato/194935214

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)