Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRR3: INPI não pode exigir habilitação para registrar marcas e patentes

    Tribunal nega recurso em que o INPI pede para que apenas a classe dos "agentes de propriedade industrial" atuem em registros de marcas e patentes

    há 13 anos
    Nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região negou provimento a recurso movido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) contra decisão da 10ª Vara Cível de São Paulo de impedir que o registro de marcas e patentes industriais só fosse permitido aos agentes de propriedade industrial, advogados e aos próprios interessados (ou seja, aos inventores, donos das patentes).

    O agente de propriedade industrial é uma figura instituída pelo decreto-lei 8.933 de 1946, que dispunha em seu artigo que poderiam “exercer quaisquer atos perante” o INPI os agentes, os próprios interessados e advogados. Até a decisão da 10ª Vara, para ser agente de propriedade industrial era indispensável passar por um exame promovido pelo INPI. O inventor que não quisesse, ele mesmo, fazer o registro no INPI ficava obrigado a ter como procurador um agente de propriedade industrial ou um advogado habilitado.

    Em parecer sobre o caso, a procuradora regional da República da 3ª Região Geisa de Assis Rodrigues lembrou que o artigo , inciso XIII da Constituição Federal, garante a liberdade de exercício de ofício, trabalho e profissão. Segundo ela, "não há motivos razoáveis para se vetar o exercício do ofício de agente da propriedade industrial a qualquer cidadão". Ela questionou a exigência da especialização dos
    agentes, aferida mediante o exame do INPI. “Ora, se ao próprio inventor, por vezes, faltam conhecimentos sobre os requisitos e as formalidades necessárias ao registro da marca e a concessão da patente, qual o motivo para se exigir conhecimentos especializados daqueles que atuam como agentes da propriedade industrial, meros mandatários? E o que dizer dos advogados, que, atualmente, podem ser representante/procurador de proprietário industrial independentemente de seu conhecimento técnico e tecnológico?”, indagou Geisa Rodrigues em sua manifestação.

    O Ministério Público Federal defende que as resoluções e portarias do INPI que determinam exclusividade dos agentes de propriedade industrial são ilegítimas porque, como normas infra-legais, não podem determinar as qualificações profissionais. Apenas as leis poderiam estabelecer estes limites, e não existe atualmente qualquer lei neste sentido.

    O TRF-3, concordando com a decisão do juízo de primeira instância, entendeu que esta exclusividade era inconstitucional, e que o INPI deveria parar de impedir que qualquer cidadão pudesse registrar patentes industriais. Por isto determinou, por unanimidade, que o recurso do INPI deveria ser afastado.

    * Texto modificado em 30/09/2011 para inclusão de informações

    Processo Nº 0017189-20.2010.4.03.0000

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional da República da 3ª Região
    Fones: (11) 2192 8620/8766 e (11) 9167 3346
    ascom@prr3.mpf.gov.br
    www.prr3.mpf.gov.br
    twitter: @mpf_prr3
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr3-inpi-nao-pode-exigir-habilitacao-para-registrar-marcas-e-patentes/193392435

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)