Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGR é contra vinculação de remuneração de defensores e procuradores do TO

    As normas tratam da vinculação da remuneração dos defensores públicos e procuradores estaduais àquela recebida pelos ministros do STF e ferem artigo da Constituição Federal

    há 12 anos
    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável à concessão da liminar requerida na ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4667). A ação é contra as Leis Complementares 66/2010 e 67/2010 do Tocantins e foi proposta pelo governador do estado. As duas normas tratam da vinculação da remuneração dos defensores públicos e procuradores estaduais àquela recebida pelos ministros do STF.

    De acordo com o parecer, também assinado pela vice-procuradora-geral da República, Deborah Duprat, a leis questionadas ferem o artigo 37, inciso XIII, da Constituição Federal. Segundo ela, “é manifestamente incabível a vinculação entre remunerações de servidores públicos, excetuadas apenas aquelas previstas na própria Constituição”.

    No parecer, a vice-procuradora-geral explica que em várias ações anteriores o entendimento foi o mesmo, o de que “a proibição constitucional confere racionalidade à gestão pública, impedindo que sejam ampliadas, sem específica previsão legislativa, os efeitos financeiros de determinada política remuneratória”.

    Deborah Duprat ainda destaca que “a Constituição da República prestigia a adoção de lei específica para efeito de fixação ou de alteração da remuneração de servidores públicos. As equiparações pretendidas pelas leis impugnadas, por promoverem alterações de vencimentos automáticas, subvertem esse modelo”.

    A vice-procuradora-geral também acrescenta que o artigo 37, inciso XIII, da Constituição Federal, “não autoriza a vinculação dos subsídios dos defensores públicos e dos procuradores estaduais à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal. O dispositivo limita-se a estabelecer o teto remuneratório das referidas carreiras.”

    “A urgência da pretensão cautelar é verificada na medida em que o reajuste automático da remuneração dos defensores e procuradores, se efetivado, causará danos ao erário tocantinense”, conclui.

    O parecer será analisado pelo ministro Marco Aurélio Melo, relator da ação no STF.


    Secretaria de Comunicação
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-e-contra-vinculacao-de-remuneracao-de-defensores-e-procuradores-do-to/193392075

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)