Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGR contesta lei catarinense por legislar sobre formação de condutores de veículos

    Para Gurgel, os dispositivos questionados transformam a atividade em serviço público, o que entra em conflito com a Constituição Federal e o Código de Trânsito Brasileiro

    há 12 anos

    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4707) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a legalidade de parte da lei 13.721/06, do estado de Santa Catarina. A lei, que autoriza o Executivo estadual a delegar a execução de serviços públicos na área de trânsito, está sendo impugnada por causa dos textos do artigo 1º, inciso II, e artigo 3º.

    Segundo Gurgel, os dispositivos devem ser impugnados porque transformam a formação de condutores de veículos, atividade privada, em serviço público. Ao legislar sobre essa questão, eles entram em conflito com a Constituição Federal (CF). De acordo com o PGR, as leis que regulamentam o trânsito são de competência da CF e também do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ou seja, não caberia ao estado de Santa Catarina dispor sobre essa matéria.

    O CTB aponta que a formação de condutor de veículo automotor deve ser realizada por instrutor autorizado pelo órgão executivo de trânsito dos estados ou do Distrito Federal, pertencente ou não à entidade credenciada. Gurgel alerta para o fato de que o CTB submete tal atividade a um regime de autorização, sem retirá-la da iniciativa privada. “Diversamente, as normas catarinenses impugnadas submetem os particulares que pretendem exercê-la mediante licitação”, diz.

    Nesse sentido, o PGR afasta a possibilidade de tal atividade ser considerada serviço público, pois este só existe para satisfazer necessidades fundamentais, e para tanto, anula o princípio da livre iniciativa e da livre concorrência. Conforme explica, embora a formação de condutores de veículos automotores seja fortemente regulada pelo Estado, o espaço da iniciativa privada sempre esteve preservado, fato comprovado pela enorme quantidade de autoescolas.

    O procurador-geral finaliza dizendo que “a intervenção direta do Poder Público, tal como se dá no estado de Santa Catarina, que interfere na atividade econômica a ponto de assumir sua titularidade, não encontra respaldo na concepção de ordem econômica fundada na livre iniciativa”.

    A ação será apreciada pela ministra Carmén Lúcia.


    Secretaria de Comunicação

    Procuradoria Geral da República
    Tel: (61) 3105-6404/6408
    Twitter: @MPF_PGR

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-contesta-lei-catarinense-por-legislar-sobre-formacao-de-condutores-de-veiculos/193392057

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)