Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caixa está na mira do MPF/GO por “venda casada”

    Objetivo da ação é impedir abusos praticados pelo banco nos contratos de financiamento imobiliário que condiciona o empréstimo à contratação de outros serviços e produtos como títulos de capitalização, seguros em geral, previdência privada, abertura de conta-corrente na agência e cartões de crédito

    há 13 anos
    O Ministério Público Federal em Rio Verde (GO) protocolou ação civil pública, com pedido de liminar, contra a Caixa Econômica Federal por prática de “venda casada”. O objetivo da ação é impedir abusividades praticadas pelo banco nos contratos de financiamento imobiliário, já que o Comitê de Avaliação de Negócios e Renegociação da instituição financeira em Rio Verde condiciona o empréstimo à contratação de outros serviços e produtos (art. 39, inciso I, do CDC).

    “Embora o banco tenha negado o fato, certo é que os devedores, pessoas muitas vezes humildes e de pouca instrução, acreditam que para a assinatura do contrato de alienação fiduciária, indispensável é a aquisição de diversos produtos na instituição financeira”, argumenta a procuradora da República Sabrina Menegário, autora da ação.

    A “venda casada” se dá com a assinatura dos contratos e a aquisição de produtos e serviços, tais como títulos de capitalização, seguros em geral, previdência privada, abertura de conta-corrente na agência e cartões de crédito.

    Diante disso, o Ministério Público Federal requer a expedição de ordem de não-fazer sob pena de multa ao banco, proibindo-o de exigir/sugerir a aquisição de outros produtos aos devedores-fiduciantes dos contratos de financiamento imobiliário, além da condenação da Caixa à devolução em dobro dos valores pagos indevidamente pelos consumidores.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República em Goiás
    62 – 3243 5454 ou 5266
    ascom@prgo.mpf.gov.br

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações108
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caixa-esta-na-mira-do-mpf-go-por-venda-casada/193155360

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)