Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/ES quer que Caixa cumpra obrigação de informar tempo de atendimento nas agências

    Execução provisória também pede que banco forneça ao consumidor o registro do horário nas senhas de atendimento

    há 9 anos
    O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) pediu execução provisória de sentença que obriga a Caixa Econômica Federal a afixar, no prazo de 30 dias, nas agências do Estado, cartazes com o tempo máximo de espera para atendimento bancário e a fornecer ao consumidor o registro do horário nas senhas de atendimento.

    O banco foi condenado em ação civil pública proposta pelo MPF e recorreu. Segundo o procurador da República Carlos Vinícius Cabeleira, isso não impede que a decisão de mérito seja efetivada provisoriamente, mesmo que possa sofrer alteração. “A execução provisória visa ao desestímulo de interposições de recursos protelatórios, que geralmente buscam retardar a execução das sentenças”, explicou o procurador.

    Segundo a decisão de mérito na ação civil pública, a Caixa foi condenada a adotar as providências para que o atendimento nas filas de caixa sejam realizados no prazo de 10 minutos em situações normais, conforme preceitua a Lei Estadual nº 6.226/2000, ou, em havendo lei municipal específica, no prazo previsto nela.

    A Justiça também condenou o banco a a fixar e manter cartazes em locais de fácil visualização que esclareçam ao público os prazos máximos estabelecidos para o atendimento bancário de acordo com a lei de regência, seja ela estadual ou municipal, e a fornecer ao consumidor documento que comprove o início e o término do atendimento bancário.

    Foi ainda determinado o pagamento de indenização no valor de R$ 500 mil, a título de danos morais causados aos consumidores dos serviços bancários. Essa condenação foi extinta a partir de reforma da sentença, pedida em apelação cível. Outros recursos foram ajuizados e, no momento, um recurso especial está pendente de julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça.


    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Espírito Santo
    E-mail: pres-ascom@mpf.mp.br
    Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489
    www.twitter.com/MPF_ES

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-es-quer-que-caixa-cumpra-obrigacao-de-informar-tempo-de-atendimento-nas-agencias/193154999

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)