Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SE denuncia seis por fraude a licitação em Gararu

    Três são acusados de falsificar documento para participar da licitação

    há 14 anos
    Seis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) por conta de fraude em licitação promovida pelo município de Gararu, localizado no alto sertão sergipano. Os responsáveis pelas empresas BHS Construção Civil e Construtora Itapoã são acusados de falsificarem uma certidão em favor da BHS que foi a ganhadora da licitação.

    O procurador da República Paulo Gustavo Guedes Fontes, que assina a ação, explica que o empresário Augusto César Melo de Souza, responsável pela BHS, falsificou o registro da empresa junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). A Controladoria-Geral da União identificou a falsificação, feita a partir de uma montagem da certidão pertencente à empresa Itapoã, representada por Adilson Farias Pardo.

    Na denúncia – peça inicial da ação penal –, o procurador destaca que o próprio Adilson reconheceu como sua a rubrica que aparece no documento apresentado pela empresa BHS. Além disso, o documento falsificado só foi juntado ao processo licitatório quase um mês após a finalização deste.

    Farsa – Vários outros problemas foram identificados nesta licitação. O processo se início no dia 3 de setembro de 2007, sendo concluído no dia 11 de setembro. Ou seja, foi concluído em pouco mais de uma semana. O procurador Paulo Guedes destaca ainda que sequer foi realizada a reunião de abertura das propostas.

    Dois membros da comissão de licitação, Geovar de Melo da Silva e Marcos Ribeiro Leite também estão entre os denunciados. O procurador esclarece que o terceiro membro não foi denunciado porque sequer sabia que fazia parte da comissão. Trata-se de um jardineiro da prefeitura que foi nomeado pelo então prefeito, José Cardoso Matos, para compor a comissão. José Cardoso também responderá ao processo criminal.

    O sexto denunciado, Anderson Matias da Silva, representante da empresa G Barros Construções, ao mesmo tempo, elaborou o projeto técnico da obra e participou como concorrente de licitação.

    Penas – Por falsificarem documento público, Augusto César e Adilson, caso condenados, podem receber pena de dois a seis anos de reclusão e pagamento de multa. Eles e os demais denunciados podem ser condenados ainda a pena de até 4 anos de reclusão e pagamento de multa por fraudarem a licitação.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República em Sergipe
    (79) 3301-3874 / 3301-3837 / 9931-6732
    ascom@prse.mpf.gov.br
    Twitter: @mpf_se

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-denuncia-seis-por-fraude-a-licitacao-em-gararu/192247527

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)