Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SE recomenda que Caixa disponibilize modelos de contratos durante Feirões da Casa Própria

    Clientes não têm acesso aos modelos dos contratos de financiamento de imóveis durante os Feirões da Casa Própria, promovidos pela Caixa Econômica Federal

    há 14 anos
    O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) recomendou à Caixa Econômica Federal que facilite o acesso de clientes à minuta de contrato de financiamento de imóveis, inclusive durante os Feirões da Casa Própria, promovidos pelo banco. Após receber denúncia de clientes, o MPF constatou que os estandes de exibição de empreendimentos financiados pela Caixa não disponibilizam os modelos de contratos de compra e de financiamento.

    Dessa forma, os consumidores são obrigados a fechar negócio tendo apenas conhecimento do modelo de proposta. O procurador da República Rômulo Almeida, que assina a recomendação, esclarece que em casos como este, em que o comprador não está sendo adequadamente informado, o contrato pode ser, inclusive, anulado. “Tal conduta representa grave afronta aos direitos do consumidor, consagrados constitucionalmente, em especial o direito à informação”, destaca o procurador.

    A recomendação pede que a Caixa também exija das construtoras e imobiliárias que ofertam imóveis financiados por aquele banco que disponibilizem aos seus clientes as minutas dos contratos de compra e de financiamento, inclusive durante os Feirões da Casa Própria. A CEF terá prazo de cinco dias para informar ao MPF se acatou a recomendação e comprovar que está cumprindo.

    As instituições não são obrigadas a cumprir as ações recomendadas, mas caso não o façam, o MPF deverá tomar as medidas judiciais cabíveis.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República em Sergipe
    (79) 3301-3874 / 3301-3837 / 9931-6732
    ascom@prse.mpf.gov.br
    Twitter: @mpf_se

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-se-recomenda-que-caixa-disponibilize-modelos-de-contratos-durante-feiroes-da-casa-propria/192091640

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)