Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RR: graduados serão restituídos por taxa de diploma cobrada indevidamente

    Decisão decorre de ação ajuizada em 2008

    há 9 anos
    Ex-universitários roraimenses podem ter uma grata surpresa neste início de ano. Quem se formou após 2003 e pagou taxa para expedir o seu diploma pode requerer a restituição do valor à Universidade Federal de Roraima (UFRR), em razão de uma decisão da Justiça Federal transitada em julgado (sem possibilidade de recurso).

    A ação ajuizada em 2008 pelo Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) teve decisão favorável da Justiça, determinando a restituição dos valores exigidos a título de expedição do diploma de graduação.

    Em janeiro de 2009, o MPF conseguiu sentença favorável à suspensão da cobrança. Grande parte das pessoas beneficiadas pela decisão finalizou a graduação entre 2003 e 2008. Entretanto, caso algum graduado tenha sido cobrado pela expedição do diploma após essa data, também tem direito à restituição.

    “Várias decisões da época já determinavam a proibição da cobrança de qualquer espécie de taxa para a expedição de diplomas, pois o dinheiro arrecadado com as anuidades ou mensalidades já cobrem esse custo. Com a decisão transitada em julgado, aqueles que sofreram a cobrança indevida, agora podem ter restituído o valor pago, com os devidos juros e correções monetárias”, finaliza o procurador da República Gustavo Kenner Alcântara.

    Entenda o caso - O fato decorre da cobrança, por parte da UFRR, de uma taxa no valor de R$ 250 para efetivar o registro dos diplomas das faculdades particulares. A ação foi proposta contra a universidade, a União e faculdades privadas, que realizavam a cobrança da taxa dos seus alunos para repassar o valor para a UFRR.

    À época, a Universidade Federal informou que o fundamento da cobrança da taxa de registro era a Portaria nº 20 e 27/PR/ADS, que fixa os valores dos serviços universitários, com base na alegada autonomia universitária. Entretanto, conforme defendeu o MPF, antes da UFRR receber a delegação dada pelo Ministério da Educação para o registro de diplomas, o próprio MEC já os registrava sem nenhuma cobrança aos alunos.

    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República em Roraima
    E-mail: prrr-ascom@mpf.mp.br
    Tel.: (95) 3198-2045/ 2034 e (95) 98404-5839
    Siga-nos no Twitter: @MPF_RR
    Facebook: /ministeriopublicofederalemroraima

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rr-graduados-serao-restituidos-por-taxa-de-diploma-cobrada-indevidamente/191617337

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)