Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/GO obtém condenação de advogada que cobrava honorários abusivos

    Ela induzia as pessoas a retirar empréstimos consignados para efetuar o pagamento dos honorários

    há 13 anos
    O Ministério Público Federal em Goiás, por meio da Procuradoria da República em Anápolis, obteve a condenação da advogada Maria Raquel Cavalcante Feitosa, que terá de pagar R$ 30 mil por danos à imagem da Justiça Federal. Ela cobrava honorários abusivos de seus clientes, segurados do INSS e autores de ações previdenciárias, mesmo sem a formalização de contratos. A advogada ainda induzia várias pessoas a retirar empréstimos consignados para efetuar o pagamento dos honorários.

    De acordo com a Ação Civil Pública 2008.35.02.003157-0, a situação produziu lesão grave aos clientes, na maioria idosos carentes e de baixa escolaridade, que sobrevivem com menos de um salário mínimo. A cobrança excessiva também vinha abalando a imagem da Justiça Federal, pois os clientes procuravam o Juizado Especial para ter acesso aos benefícios do INSS. Em muitos casos, os valores atrasados eram destinados à quitação de dívida com advogados, e não à melhoria das condições de vida dos beneficiários.

    A sentença ainda fixou que os honorários cobrados por Maria Raquel Cavalcante Feitosa não poderão ultrapassar 20% do valor da condenação que será paga pela União aos clientes. Se a determinação for descumprida, a advogada pagará multa de R$ 5 mil para cada caso. Ela terá que devolver em dobro os valores cobrados abusivamente e ressarcir os gastos financeiros decorrentes de empréstimos consignados obtidos para o pagamento dos honorários.

    A advogada também foi proibida de ter acesso direto aos valores pagos por condenações que ainda estão em curso no Juizado Especial Federal de Anápolis. A sentença suspendeu os poderes de receber e dar quitação nos processos em tramitação no Juizado, conforme constava nas procurações.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República em Goiás
    Ministério Público Federal
    (62) 3243 5454 ou 5266
    ascom@prgo.mpf.gov.br
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-go-obtem-condenacao-de-advogada-que-cobrava-honorarios-abusivos/190169027

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)