Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PA quer que Faculdade Maurício de Nassau suspenda taxas irregulares

    Segundo a ação civil pública ajuizada na Justiça Federal, os procedimentos são inerentes à prestação de serviços de uma instituição de ensino

    há 9 anos
    O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) iniciou processo na Justiça contra a Faculdade Maurício de Nassau pela cobrança de taxas irregulares para a realização de procedimentos que são próprios da prestação de serviços de uma instituição de ensino.

    A ação civil pública pede a suspensão imediata da cobrança de taxas para segunda chamada, alteração de data de pagamento de mensalidade, cancelamento de matrícula, mudança de curso etc. O valor cobrado pelos procedimentos chega a R$ 178,00.

    Conforme a Constituição brasileira e a Lei n. 8.170/91, que rege o setor, apesar de serem instituições privadas, as instituições de ensino superior prestam um serviço público. Portanto, estão expressamente proibidas de cobrar do cidadão quaisquer taxas “para expedição de documentos necessários à defesa de direitos ou esclarecimento de situações de interesse pessoal”.

    A única situação em que as faculdades podem cobrar taxas é para expedição de segunda via de documentos e, assim mesmo, o valor da taxa deverá se restringir ao preço de custo da expedição, por não se tratar de remuneração e sim de mero ressarcimento.

    O entendimento do MPF/PA, além de constar na Constituição e na legislação, também foi confirmado pelo Conselho Nacional de Educação, que determina que as mensalidades são a única remuneração possível por todos os custos referentes à educação ministrada e pelos serviços diretamente vinculados.

    Outros casos – No fim de 2014, o MPF/PA recomendou que 26 faculdades privadas que atuam no Pará suspendessem imediatamente a cobrança de taxas abusivas para emissão de documentos aos alunos. A maioria das faculdades acatou a recomendação. Já as faculdades que ainda não responderam estão sendo investigadas pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão.


    Íntegra da ação


    Ministério Público Federal no Pará
    Assessoria de Comunicação
    (91) 3299-0148 / 98403-9943 / 98402-2708
    prpa-ascom@mpf.mp.br
    www.prpa.mpf.mp.br
    www.twitter.com/MPF_PA

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pa-quer-que-faculdade-mauricio-de-nassau-suspenda-taxas-irregulares/189863130

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)