Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/CE: encontro auxilia jornalistas na cobertura das eleições

    O tema Ficha Limpa foi o mais explorado pelos jornalistas

    há 12 anos
    A terceira edição do Encontro MPF para Jornalistas, realizada pelo Ministério Público Federal no Ceará nesta quarta-feira, 27 de junho, reuniu dezenas de profissionais da imprensa em Fortaleza. No evento, que teve como pauta as Eleições 2012, foram discutidos temas como Lei Ficha Limpa, propagandas e pesquisas eleitorais, debates entre candidatos e atuação de procuradores e promotores eleitorais.

    O Encontro MPF para Jornalistas é organizado pelo Ministério Público Federal e funciona como um tipo de treinamento em que profissionais que atuam produzindo notícias podem conhecer melhor como trabalha a instituição. Durante esta edição, por exemplo, foi apresentado um vídeo institucional que mostrava a estrutura e competências do órgão. Em seguida procuradores e promotores detalharam as informações e responderam dúvidas dos jornalistas.

    Erivaldo Carvalho, do jornal O Povo e rádio AM do Povo/CBN, considera essencial que os profissionais da imprensa conheçam com clareza a papel do MPF, assim como o contrário, que a instituição saiba como atuam os jornalistas. Carvalho destacou a clareza das explicações e a qualidade do material gráfico entregue nesta quarta-feira. "Acabou sendo um bate-papo agradável e muito informativo", resumiu.

    A etapa de perguntas do encontro permitiu aos jornalistas esclarecerem uma série de dúvidas com relação à legislação eleitoral. "Para quem não está lidando com essa legislação todos os dias e tem que acessá-la de dois em dois anos é uma tarefa difícil", disse a coordenadora do portal G1 Ceará, Marília Cordeiro.

    Para Beto Almeida, do portal Cnews, a resposta a essas dúvidas interfere diretamente na qualidade das notícias que chegam à sociedade. "Melhora demais a forma como a gente transmite a informação. Passa uma segurança naquilo que nós profissionais da imprensa estamos gerando, que é conteúdo. E conteúdo é uma coisa séria" , considera.

    Ao avaliar o evento, o procurador regional eleitoral Márcio Torres disse que o encontro "foi de grande importância porque representou uma aproximação do Ministério Público Eleitoral com a imprensa, que tem um papel fundamental nas eleições de garantir a normalidade e a legitimidade do pleito". Além de Torres, participaram do evento o procurador eleitoral substituto Alexandre Meireles e os promotores de justiça Raimundo de Souza Nogueira Filho e Emmanuel Girão.


    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Ceará
    fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
    ascom@prce.mpf.gov.br
    twitter.com/mpf_ce
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ce-encontro-auxilia-jornalistas-na-cobertura-das-eleicoes/152511324

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)