Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RS oferece denúncia em caso de desvio de telhas

    Cinco pessoas irão responder por crimes de formação de quadrilha e receptação qualificada

    há 12 anos
    O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) ofereceu denúncia à Justiça Federal contra cinco pessoas como resultado da operação Telhado de Vidro, que apurou o desvio de telhas adquiridas pelo governo federal e entregues à Defesa Civil do Estado, para distribuição a vítimas de desastres naturais, em 2009.

    José Antônio de Carvalho Medeiros, Carlos Eduardo Rossi, Vilson Luís Fernandes, Pedro Roberto de Lima e Jorge Luís Cardias foram denunciados por formação de quadrilha, que pode gerar uma pena de um a três anos de reclusão, e receptação qualificada, que pode resultar numa condenação aos réus de três a oito anos de reclusão.

    Medeiros, apontado como mentor dos crimes e chefe da quadrilha, é um oficial aposentado da Brigada Militar. Em circunstâncias não esclarecidas, ele obteve mais de três mil telhas furtadas ou desviadas dos estoques da Defesa Civil. A partir de então, com o auxílio dos demais denunciados, passou a comercializar os produtos na grande Porto Alegre, vendendo-os a particulares e a empresas de material de construção.

    A quadrilha movimentou mais de R$ 90 mil na venda ilegal das telhas.

    A denúncia do MPF foi encaminhada para a 3ª Vara Criminal da Justiça Federal de Porto Alegre e tomou o número 5055039-02.2011.404.7100.

    Por falta de provas, não foram denunciados os membros da Defesa Civil que eram suspeitos de participação no esquema, mas eles poderão responder por improbidade administrativa.


    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
    ascom@prrs.mpf.gov.br
    (51)3284.7369 / 3284.7370
    Twitter – http://twitter.com/mpf_rs
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-rs-oferece-denuncia-em-caso-de-desvio-de-telhas/151189182

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)