Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça abre processo contra empresário denunciado pelo MPF/SP por fraude em licitação

    Empresa apresentou documento falso para atestar qualidade do produto oferecido

    há 12 anos
    O Ministério Público Federal em Marília denunciou à Justiça Federal o empresário Marcelo Aparecido Machado e o vendedor Everton Messias por fraude em licitação realizada pela Receita Federal. A denúncia foi recebida no dia 25 de abril, pelo juiz federal Luiz Antonio Ribeiro Marins, da 2ª Vara Federal de Marília, dois dias depois de protocolada, com o reconhecimento de que há “indícios de autoria e materialidade”.

    A licitação foi aberta pela Receita Federal em Marília no dia 14 de maio de 2009, através do Pregão Eletrônico DRF/MRA 04/2009, com o objetivo de adquirir cartuchos novos e originais de fábrica para impressoras e copiadoras.

    No dia 18 de maio, durante sessão do pregão, para atender a um dos itens do edital, a empresa “Marcelo Aparecido Machado ME” apresentou laudo técnico de qualidade dos cartuchos, que teria sido emitido pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

    Consultado pela Receita Federal, o IMT negou a emissão do referido certificado. “Do confronto dos supostos relatórios técnicos apresentados pelos denunciados à Receita Federal com os originais, fornecidos pelo IMT, os peritos criminais emitiram laudo pericial criminal atestando a falsidade dos citados relatórios técnicos”, informou o procurador da República Célio Vieira da Silva, autor da denúncia.

    Machado foi denunciado na qualidade de proprietário da microempresa participante da licitação, que leva o seu nome, e Messias na qualidade de representante legal da empresa. Ambos responderão pelos crimes de fraude à licitação, com base nos artigos 90 e 96, incisos II a IV da Lei 8.666/93, que trata de licitações, e por falsificação e uso de documento falsos, com base nos artigos 298 e 304 do Código Penal.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
    11-3269-5068
    ascom@prsp.mpf.gov.br
    www.twitter.com/mpf_sp
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-abre-processo-contra-empresario-denunciado-pelo-mpf-sp-por-fraude-em-licitacao/151189148

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)