Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/RO apoia iniciativa sustentável do povo indígena Suruí

    Sustentabilidade e preservação garantem aos suruís venda de créditos de carbono

    há 11 anos
    O procurador da República Guilherme Rocha Göpfert esteve presente no evento que marcou a primeira venda de crédito de carbono do povo indígena Suruí. A iniciativa sustentável tem o apoio do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), além de outros órgãos e entidades. Até o momento, os suruís conseguiram a possibilidade de comercializar 250 toneladas de carbono. No último dia 10, em Cacoal, os indígenas venderam para a empresa de cosméticos Natura o total de 120 toneladas.

    A manutenção da floresta em pé, pelos suruís, representa a não liberação de um grande estoque de gás carbônico que poderia estar poluindo a atmosfera, caso ela fosse queimada. O total de 250 toneladas de carbono é referente ao período de 2009 a 2012. Os suruís têm ainda 130 toneladas que podem ser negociadas com outras empresas, em igual situação. Até o fim do projeto, daqui a 20 anos, os indígenas pretendem comercializar um total de sete milhões de toneladas de carbono.

    “Com a venda de credito de CO2 é possível evitar a poluição da atmosfera, preservar o meio ambiente e ainda lucrar com a chamada economia verde. O MPF apoia iniciativas como esta, ecologicamente sustentáveis e viáveis, principalmente para os povos indígenas da Amazônia”, afirmou o procurador.

    O ato da venda reuniu, na Câmara Municipal de Cacoal, o representante do MPF/RO; o governador de Rondônia, Confúcio Moura; a representante da Natura, Talia Bonfante; além de lideranças indígenas, empresários e outros convidados.

    Segundo Almir Suruí, “somos o primeiro povo indígena do mundo a fazer este tipo de negociação da forma correta, respeitando a natureza, as regras jurídicas, sociais e políticas. Esta é uma grande conquista para nós. Tivemos o apoio do Ministério Público Federal, Funai e outros órgãos, que acompanharam toda a trajetória do projeto, participando ativamente”.


    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em Rondônia
    (69) 3216-0511 / 8431-9761
    ascom@prro.mpf.gov.br

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ro-apoia-iniciativa-sustentavel-do-povo-indigena-surui/148870848

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)