Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF discute combate à corrupção em seminário na Câmara

    Enfoque do evento foi o papel dos órgãos de Estado no combate à corrupção

    há 10 anos
    Defesa do interesse coletivo e punição eficiente estão entre as ações apresentadas pelo Ministério Público Federal no “Seminário Internacional de Combate à Corrupção”, realizado pela Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção (GOPAC). A apresentação foi feita pelo procurador regional da República Douglas Fischer, na quarta-feira, 19 de março.

    O procurador Douglas Fischer destacou três linhas de ação nas quais o MPF atua para a prevenção e o combate à corrupção. A primeira é a atuação conjunta e concatenada entre órgãos que podem investigar, como é o caso do trabalho do MPF com a Controladoria-Geral da União e a Polícia. A segunda linha de atuação diz respeito à revisão do sistema de compreensão das nulidades e dos números de recursos no processo penal brasileiro. A terceira ação está relacionada à revisão do sistema de prescrição no processo penal brasileiro.

    Para Douglas Fischer, não basta dispositivos legais, é preciso que eles sejam harmonicamente aplicados.“Não é preciso descobrir um novo caminho, apenas olhar o caminho de maneira diferente”, afirmou. Ele destacou, ainda, que é preciso mudar a cultura do individualismo, e a atuação do servidor público deve ser voltada para o interesse da coletividade.

    O procurador ressaltou, ainda, que não existe “a solução”, mas que é possível reduzir em grande escala a corrupção e a impunidade por meio do trabalho conjunto entre as instituições, diante de um Judiciário independente e de um Legislativo forte, além da mudança cultural dos órgãos de fiscalização.

    A exposição do MPF integrou o terceiro painel do evento intitulado “O Papel dos Órgãos de Estado no Combate à Corrupção” e teve como moderador o deputado federal Mendes Thame (PSDB-SP).

    Também participaram do debate o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto; Rafael Franzini, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC); Oslain Campos Santana, diretor de Investigação de combate ao crime organizado da Polícia Federal; Geraldo Magela Siqueira, do Banco Central; e o juiz Marlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).


    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408



    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-discute-combate-a-corrupcao-em-seminario-na-camara/147876965

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)