Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Para PRR5, imprudência pode afastar direito a indenização por acidente em estrada mal conservada

    Condutor processou o DNIT por más condições da via, mas trafegava em velocidade acima da permitida

    há 11 anos
    O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional da república da 5ª Reigão (PRR5), emitiu parecer contrário ao pagamento de indenização no valor de R$ 30 mil a um motorista que sofreu acidente de trânsito no Rio Grande do Norte. Ele processou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), alegando que o acidente fora ocasionado pelos buracos existentes na estrada em que trafegava. O pedido foi negado pela 9ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, e o condutor, então, recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), no Recife (PE).

    De acordo com a Justiça Federal em primeira instância, não houve comprovação de que o dano fora causado pela má conservação da rodovia. Além disso, o acidente foi resultado da imprudência do condutor, que dirigia com excesso de velocidade no momento do acidente, conforme atestado por uma perícia técnica.

    Na opinião do MPF, a sentença deve ser mantida pelo tribunal, pois o motorista não agiu com o devido cuidado. Ao trafegar acima do limite de velocidade imposto para aquela rodovia, ele assumiu a responsabilidade de não conseguir frear o automóvel a tempo de evitar o acidente. O recurso será julgado pela Segunda Turma do TRF5.

    N.º do processo no TRF-5: 2007.84.02.000434-2 (AC 551137 RN)

    Íntegra da manifestação da PRR5.

    A divulgação desta notícia não substitui a comunicação oficial deste ato pelo órgão responsável.

    A Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR-5) é a unidade do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.


    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
    (81) 2121.9869 / 2121.9876
    ascom@prr5.mpf.gov.br


    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-prr5-imprudencia-pode-afastar-direito-a-indenizacao-por-acidente-em-estrada-mal-conservada/146770568

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)