Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/PE quer garantir assistência médica a ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial

    Em Pernambuco, ex-combatentes que precisam de tratamentos complexos, não oferecidos pelo Hospital do Exército, precisam recorrer à Justiça

    há 13 anos
    O Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) quer assegurar aos ex-combatentes do Exército, que atuaram na 2ª Guerra Mundial, atendimento pleno e gratuito nos hospitais militares e na rede de saúde conveniada do Fundo de Saúde do Exército (Fusex).

    Em ação civil pública ajuizada pelo procurador da República Edson Virgínio Cavalcante Júnior, o MPF pede que a Justiça Federal obrigue a União a garantir assistência médico-hospitalar plena aos ex-combatentes residentes em Pernambuco e seus dependentes. Em caso de descumprimento da decisão, o MPF requer o estabelecimento de multa diária no valor de R$ 5 mil.

    Conforme consta da ação, o diretor do Hospital Geral do Exército no Recife informou que, por ordem superior, a assistência médica a ex-combatentes é prestada exclusivamente no Hospital Militar. Assim, os casos mais complexos que reclamam atendimento na rede conveniada somente serão aí tratados mediante ordem judicial.

    Afronta à Constituição - Para o MPF, a determinação do Exército afronta a Constituição Federal, a qual assegura aos ex-combatentes assistência médica e hospitalar gratuita, sem qualquer restrição. De acordo com a ação, “franquear aos ex-combatentes apenas as especialidades e tratamentos realizados no interior do hospital militar é amesquinhar-lhes o direito à saúde”.

    A atuação do MPF foi motivada pelo caso de um ex-combatente, morador do Recife, que precisou recorrer à Justiça para conseguir o tratamento de um tumor maligno. Os exames que o paciente precisava fazer não eram oferecidos pelo Hospital do Exército. Embora o doente tenha obtido êxito na demanda individual que ajuizou, o MPF pretende estender o benefício, coletivamente, a todos que se achem na mesma situação.

    Processo nº: 0004633-24.2011.4.05.8300 – 1ª Vara Federal em Pernambuco


    Assessoria de Comunicação Social
    Procuradoria da República em Pernambuco
    (81) 2125-7348
    ascom@prpe.mpf.gov.br
    http://www.twitter.com/mpf_pe

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-pe-quer-garantir-assistencia-medica-a-ex-combatentes-da-2a-guerra-mundial/146445206

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)