Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF opina pela rejeição de agravo em recurso especial quando necessário reexame de fatos e prova

    Mérito da ação refere-se a fornecimento de medicamentos não listados pelo Ministério da Saúde pelo estado do Piauí

    há 11 anos
    O subprocurador-geral da República José Flaubert emitiu parecer em que opina pelo não provimento de agravo em recurso especial (AResp 305618/PI) interposto pelo estado do Piauí contra decisão do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI). Para o Ministério Público Federal (MPF), a necessidade de reexame fático-probatório dos autos, quanto ao reconhecimento da alegada inexistência do direito líquido e certo do agravado, contraria a Súmula 7 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que afirma que “a pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial”. Além desse, outros impedimentos foram levantados para o conhecimento do recurso especial, o que determinou a manutenção da decisão agravada.

    O recurso especial interposto pelo Piauí buscava atacar mandado de segurança provido pelo TJPI, que determinou o fornecimento, pelo Estado, de medicamento não listado pelo Ministério da Saúde. Em sua decisão, o TJPI afirma que “o não preenchimento de mera formalidade – no caso, inclusão do equipamento em lista prévia – não pode, por si só, obstaculizar o fornecimento gratuito de medicação ao portador de moléstia gravíssima, se comprovada a respectiva necessidade e receitada por médico para tanto capacitado, requisitos satisfeitos na demanda em espécie”.

    Por discordar da segurança concedida, o Estado do Piauí opôs embargos de declaração, que foram rejeitados, bem como o recurso especial, que não foi admitido na origem por deficiência de fundamentação e necessidade de reexame fático-probatório dos autos. Agora, no agravo em recurso especial, o Estado do Piauí busca reformar a decisão que negou sua admissibilidade. Com esse objetivo, sustenta que, ao contrário do que foi afirmado na decisão que negou o recurso especial, houve ampla fundamentação, com demonstração expressa das violações à lei. Além disso, o Piauí alega que não há necessidade de reexaminar os fatos, visto que a matéria do recurso “é totalmente relacionada a direito”.

    Entretanto, para Flaubert, “embora assista razão ao agravante quanto à alegação de que as razões do recurso especial permitem claramente a compreensão da controvérsia, ainda assim, o referido recurso não é passível de seguimento”. O subprocurador-geral da República esclarece que não houve no acórdão recorrido as omissões cogitadas pelo agravante, “uma vez que o acórdão recorrido foi suficientemente fundamentado, embora em sentido contrário à pretensão do agravante”. Flaubert afirma ainda que "o recurso especial interposto pelo Estado do Piauí não poderia ser conhecido quanto à alegada contrariedade aos artigos 46 e 47 do Código de Processo Penal (CPC) porque a matéria de que tratam os referidos dispositivos legais não foi prequestionada, nem mesmo implicitamente". Quanto à alegada contrariedade ao art. , I, alínea d, da Lei 8.080/1990, pondera que “a leitura do Acórdão atacado demonstra que a Corte de origem decidiu a questão com base no art. 196 da Constituição Federal, matéria cuja análise é de competência do Supremo Tribunal Federal”.


    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-opina-pela-rejeicao-de-agravo-em-recurso-especial-quando-necessario-reexame-de-fatos-e-prova/145365865

    Informações relacionadas

    Diego Rossi, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    Heabeas Corpus - Recorrer em Liberdade

    Direito para A Vida, Jornalista
    Modeloshá 2 anos

    [Modelo de Petição] Habeas Corpus com Pedido Liminar

    LAFAYETTE ADVOCACIA, Advogado
    Modelosano passado

    Habeas corpus

    Rafael Costa Monteiro, Advogado
    Notíciashá 9 meses

    É possível interpor agravo em recurso especial após embargos de declaração contra a mesma decisão

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)