Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGR: ação que questiona norma do corregedor do TJ/MA é improcedente

    Rodrigo Janot entende que delegação de atribuições destinadas a apoiar atividade-fim compatíveis com a natureza dos cargos não fere a Constituição Federal

    há 10 anos
    O procurador geral da República, Rodrigo Janot, manifestou-se pelo não conhecimento e, no mérito, pela improcedência da ação direta de inconstitucionalidade (ADI 5046) da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB). O parecer, enviado ao Supremo Tribunal Federal, questiona o Provimento 22/2009, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, que dá a servidores atribuições típicas de secretário judicial.

    A norma impugnada, expedida pelo corregedor-geral de Justiça do TJ/MA, estende aos analistas e técnicos judiciários e aos servidores das secretarias judiciais a atribuição para a prática de atos próprios do secretário judicial. As práticas não incluem subscrição e assinatura de mandados e ofícios de ordem e estão sujeitas à supervisão do secretário judicial.

    Na inicial, a CSPB aponta que o Provimento 22/2009 caracteriza desvio de função, afrontando os artigos 37, I e II, e 39, § 1º, I, II e III, da Constituição Federal, além do Enunciado 378 da Súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Para o procurador-geral, a norma impugnada dispõe apenas sobre a delegação de atribuições sem caráter decisório, atividade corriqueira em âmbito administrativo, que não enseja o controle de constitucionalidade. "Além disso, a norma não regulamentou matéria reservada à lei, tampouco adentrou no campo de competências legislativas constitucionalidade reservadas, hipóteses que aditem o controle abstrato de constitucionalidade de normas infralegais", explica.

    Confira a íntegra


    Secretaria de Comunicação
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    Twitter: MPF_PGR
    Facebook: facebook.com/MPFederal



    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-acao-que-questiona-norma-do-corregedor-do-tj-ma-e-improcedente/143980954

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)