Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/RJ: Garotinho responde por uso indevido de SMS e WhatsApp

    MP Eleitoral pede que TRE multe candidato por propaganda ilícita

    há 10 anos
    A equipe da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RJ) voltada à repressão da propaganda irregular propôs representação contra o deputado federal e candidato a governador Anthony Garotinho (PR) por enviar mensagens de celular (SMS e WhatsApp) para eleitores, infringindo a legislação. A ação foi movida pelo procurador eleitoral auxiliar Sidney Madruga contra o político e os sócios da Aplicanet Informática Ltda. (Alan dos Santos Silva e Tatiana de Carvalho Meneses Silva).

    O Ministério Público Eleitoral requer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) que proíba o envio de mais mensagens com fins eleitorais e aplique para cada réu a multamáxima nesses casos: R$ 30 mil (Lei nº 9.504/1997, art. 57-C, § 2º). Na ação, o procurador justifica o pedido da punição elevada pelo alcance significativo do meio usado e pela reiteração da conduta mesmo após uma proibição determinada pela 209º Zona Eleitoral em julho.

    "Tamanha invasão da privacidade alheia causa reações de revolta entre muitos eleitores, 'obrigados' a suportar, quase que diariamente, mensagens que consideram indesejáveis”, afirma o procurador eleitoral auxiliar Sidney Madruga. “Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pelo 'caráter eleitoreiro' de mensagens telefônicas, tipo SMS, que comprometem a lisura do pleito. As demais cortes eleitorais têm o mesmo entendimento.”

    Trechos de mensagens SMS e de vídeos enviados por WhatsApp são citados na representação. Numa mensagem, os responsáveis buscariam denegrir os opositores do candidato, ao insinuar que eles teriam mandado bandidos para Niterói. Por meio de Whatsapp, eleitores receberam um vídeo publicitário que alega que Garotinho é um político “ficha limpa”.

    Propaganda irregular – A PRE/RJ conta com uma divisão que trata de irregularidades na propaganda eleitoral. A divisão é composta pelos três procuradores regionais eleitorais auxiliares - João Ricardo Ferrari, Maurício da Rocha Ribeiro e Sidney Madruga -, que têm se dedicado exclusivamente à matéria para coibir ilícitos.

    Íntegra da representação


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional da República da 2ª Região (RJ/ES) | Procuradoria Regional Eleitoral/RJ
    Atendimento à imprensa: Mario Grangeia e Lidiane MatosTel.: (21) 3554-9199/9003
    Twitter: @mpf_prr2

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-rj-garotinho-responde-por-uso-indevido-de-sms-e-whatsapp/143481636

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)