Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRE/AL: TSE nega registro de candidatura de Henrique Manso

    Decisão do TSE reforma julgamento do TRE-AL, que deferiu pedido de registro de candidatura

    há 14 anos
    A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/AL) obteve o indeferimento do registro de candidatura de Carlos Henrique Manso, que concorreu a deputado estadual no primeiro turno das eleições. A decisao do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 13 de outubro, foi proferida em recurso proposto pelo procurador regional eleitoral Rodrigo Tenório contra julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) que, por quatro votos a três, havia permitido a candidatura de Henrique Manso. A PRE/AL impugnou o pedido de registro de Manso com base na Lei complementar 135/2010 (Lei da Ficha Limpa).

    Manso havia sido condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por irregularidades cometidas durante o mandato de prefeito de Paripueira, em 2001. No recurso ao TSE, Rodrigo Tenório sustentou que a conduta do então prefeito configurou ato de improbidade administrativa, o que foi negado pelo TRE-AL.

    Segundo o relator do recurso no TSE, o ministro Marcelo Ribeiro, as irregularidades, além de insanáveis, configuram ato doloso de improbidade administrativa, como prevê a Lei nº 8.429/92, uma vez que “evidenciam a ausência de destinação apropriada do objeto do convênio firmado, causando lesão tanto ao erário como aos administrados, ante o descumprimento da finalidade a que os bens adquiridos se reservavam, em manifesta violação aos princípios que regem a Administração Pública”.

    Ficha Limpa e 2014 - Na decisão, o ministro ainda afirma que a LC 135/2010 prevê que são inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente. Como Henrique Manso havia sido condenado definitivamente pelo TCU, Marcelo Ribeiro considerou que o MP tinha razão ao buscar o indeferimento de sua candidatura.

    Na julgamento, o TSE destacou que Manso está inelegível até, no mínimo, as eleições de 2014, considerando-se as decisões do TCU que geraram a inelegibilidade e a redação anterior do art. , I, g, da LC nº 64/90. Os votos recebidos por ele nas eleições 2010 serão considerados nulos. Já houve o trânsito em julgado da decisão do TSE, o que significa que Henrique Manso não poderá mais recorrer dela.


    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em Alagoas
    ascom@pral.mpf.gov.br
    www.pral.mpf.gov.br
    82-2121-1478/ 8827-8847

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pre-al-tse-nega-registro-de-candidatura-de-henrique-manso/143481042

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)