Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPE/CE faz recomendação a partidos políticos sobre utilização de imagens de presos e pacientes

    Partidos políticos não devem capturar imagens e falas de presos e pacientes para utilizar no programa eleitoral sem consentimento deles

    há 14 anos
    A Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE) recomendou aos partidos políticos que se abstenham de capturar imagens e falas de presos e pacientes para utilização nos respectivos programas eleitorais no rádio e televisão, sem que haja prévio, livre e informado consentimento daqueles que terão suas imagens ou falas inseridos nas propagandas políticas.

    O procurador regional eleitoral auxiliar Márcio Andrade Torres explica na recomendação que, apesar de serem os hospitais públicos e estabelecimentos prisionais lugares públicos, regidos pelo princípio da publicidade, os pacientes e presos não devem ser filmados ou terem as falas gravadas sem autorização. Eles devem ser preservados em função do direito à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem, na forma do inciso X do artigo da Constituição Federal.

    A recomendação foi encaminhada a todos os partidos políticos com candidatos que tenham obtido registro perante o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Eles têm o prazo de cinco dias para manifestação de seu cumprimento espontâneo.


    Assessoria de Comunicação Social
    Ministério Público Federal no Ceará
    Tel: (085) 3266 7457
    ascom@prce.mpf.gov.br

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpe-ce-faz-recomendacao-a-partidos-politicos-sobre-utilizacao-de-imagens-de-presos-e-pacientes/143480116

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)