Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PRR2: MPF defende ensino de história e cultura afro-brasileiras no ES

    IFES não estaria cumprindo lei que determina o ensino da matéria

    há 8 anos
    A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) pediu que seja apurada a aplicação, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), da lei que determina a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileiras” no currículo escolar do ensino fundamental e médio. O IFES alega falta de recursos para treinamento de seus professores e professoras.

    Em esclarecimento prestado em inquérito civil público instalado pelo Ministério Público Federal (MPF), o IFES explica que já desenvolveu algumas atividades nesse sentido em todos os seus campi que dispõem de ensino médio, 16 no total. Disse ainda que dispõe de material didático sobre o assunto e que a inclusão do tema é condição essencial para aprovação de projetos pedagógicos, mas que não há verba disponível para treinamentos.

    Apesar de ver como positivas as mudanças já adotadas, o Núcleo de defesa dos direitos do cidadão da PRR2 (NAOP2) afirma que a formação dos servidores e servidoras também deve ser apropriada e que há formas econômicas de se fazer isso, como a integração com cursos universitários de outras instituições e parcerias com ONGs ligadas ao assunto. “É primordial que os profissionais envolvidos/as nas disciplinas ligadas à temática tenham acesso prioritário a esse tipo de formação”, avalia o procurador regional da República Rogério Nascimento.

    A Lei 10.639/2003 obriga que todas as instituições de ensino das redes públicas e particulares ofereçam a matéria em seus conteúdos programáticos, especialmente nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História Brasileiras. A ementa deve incluir História da África, a luta das pessoas negras no Brasil e sua importância na formação da sociedade nacional.

    NAOP2 - Os Núcleos de Apoio Operacional à PFDC revisam promoções de arquivamento de 1ª instância, declínios de atribuição nas matérias relativas a direitos humanos e defesa da cidadania e eliminam conflitos de atribuição na respectiva região. O NAOP ainda responde pela aproximação com entidades que se dediquem direta ou indiretamente aos direitos humanos e à cidadania.

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prr2-mpf-defende-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileiras-no-es/256370903

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)