Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal concorda com PRR2 em processo sobre patentes de medicamentos

    TRF2 rejeita recurso do laboratório Janssen pedindo extensão de proteção

    há 9 anos
    Após duas horas de julgamento, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) acolheu o parecer do Ministério Público Federal (MPF) num processo do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) contra o laboratório Janssen Pharmacêutica. A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) opinou contra o recurso do réu contestando a sentença que reviu a vigência de duas patentes de medicamentos. A manifestação atende ao rito do Judiciário de consultar a interpretação do MPF no papel de fiscal da lei (custos legis), e não como órgão de acusação.

    Os desembargadores da 1ª Turma do TRF2 decidiram por maioria (2 a 1), no último dia 18, negar a extensão da validade dessas duas patentes chamadas mailbox (v. abaixo). A decisão, inédita na 1ª turma do Tribunal, foi bem recebida na PRR2. A procuradora regional da República Gisele Porto, que representou o MPF na sessão, sustentou para os desembargadores que a restrição ao acesso à saúde pela sociedade e pelo poder público – com a oferta de medicamentos mais caros por não serem submetidos à concorrência – não poderia pagar a conta de eventual prejuízo alegado pelo laboratório a partir de uma decisão administrativa equivocada do Inpi.

    “O Ministério Público Federal defendeu que a questão que se coloca refere-se à consequência do não cumprimento pelo Inpi do prazo estabelecido pela lei para a concessão das patentes mailbox, afirmando que o erro do Inpi, ao prorrogar o prazo em desacordo com a legislação, não pode gerar um prejuízo ao interesse público em favor de compensar eventual prejuízo financeiro alegado pelo laboratório", afirma a procuradora regional Gisele Porto, citando que uma das patentes se refere a medicamento para esquizofrenia e distúrbios neurológicos cuja seringa é vendida por R$ 1,4 mil.

    Com a revisão do prazo de vigência, laboratórios de genéricos terão o direito de fabricar mais cedo fórmulas não mais exclusivas (PI9611184-4, vigente até 25/10/2016, e PI9706824-1, vigente até 12/05/2017). Ao concordar com a PRR2 e com a 13ª Vara Federal do Rio de Janeiro, o Tribunal confirmou que o prazo de duração dessas patentes é limitado a 20 anos contados da data de depósito no Inpi.

    Mailbox – O processo trata de duas das 247 patentes das áreas química e farmacêutica chamadas mailbox e pedidas no Brasil de 01/01/1995 a 14/05/1997 – período em que já vigorava um acordo internacional de propriedade intelectual (TRIPs, na sigla em inglês) e anterior à vigência da Lei nº 9.279/1996. Essa Lei de Propriedade Industrial previu que as patentes mailbox tivessem validade limitada a 20 anos, a contar do pedido dos depósitos.

    Sobre a PRR2 – A Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) é a unidade do MPF que atua perante o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), com jurisdição sobre Rio de Janeiro e Espírito Santo.

    Processo nº 20135101132265-6


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES)
    Tel.: (21) 3554-9003/9199
    Twitter: @mpf_prr2
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-concorda-com-prr2-em-processo-sobre-patentes-de-medicamentos/200996573

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)