Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/SC obtém condenação do INSS por pagamento irregular de pensões

    Condenados pela morte do segurado deixarão de receber o benefício

    há 9 anos
    A Justiça Federal de Jaraguá do Sul condenou o INSS, após ação civil pública (ACP) do Ministério Público Federal, a interromper todas as pensões previdenciárias pagas atualmente a criminosos condenados em definitivo – sentença transitada em julgado – pela morte do segurado.

    Em consequência, a Justiça também determinou que a ré S. F. G. deixe de receber a pensão do marido, assassinado em janeiro de 2006. Mesmo condenada, em 2007, a 13 anos de reclusão pelo crime, ela continuou recebendo o benefício até 2014.

    Além de cessar o pagamento das pensões atuais, o INSS foi obrigado a se abster de pagar futuros benefícios neste tipo de caso.

    Para poder cumprir as determinações, o INSS deve enviar ofícios ao Ministério Público Estadual, às Varas Criminais e às Delegacias de Polícia Civil solicitando que, em caso de crime doloso que resulta em morte, a autarquia seja sempre informada se o indiciado/réu tem vínculo matrimonial/união estável ou de parentesco com a vítima.

    Não existe, na legislação previdenciária, norma específica que trata de casos em que o beneficiário é condenado pela morte do segurado. Por isso, a fundamentação jurídica adotada na ação do MPF e na decisão judicial é baseada, por analogia, na regra do Direito Civil (art. 1.814, I, do Código Civil) que elimina da sucessão o herdeiro homicida.

    A ACP é de autoria do procurador da República Claudio Valentim Cristani, do MPF em Jaraguá do Sul. Os dois réus ainda podem apelar da sentença ao Tribunal Regional Federal.

    ACP nº 5005309-15.2013.4.04.7209

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações145
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-sc-obtem-condenacao-do-inss-por-pagamento-irregular-de-pensoes/198571769

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)