Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em parecer, PGR defende impugnação de lei de Pernambuco sobre plano de saúde

    Lei estadual determina prazos máximos para autorização de exames a serem cumpridos pelos planos de saúde. De acordo com a Constituição Federal, essa competência é privativa da União

    há 12 anos
    A Procuradoria Geral da República, em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), considerou procedente ação direta de inconstitucionalidade (ADI 4701) proposta pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas). A ação pede a impugnação de lei do estado de Pernambuco (Lei nº 14.464/2011) que determina prazos máximos para a autorização de exames que necessitem de análise prévia a serem cumpridos pelas empresas de plano de saúde.

    Segundo parecer da Procuradoria Geral da República, a competência para legislar sobre o assunto é privativa da União e não dos estados. “Em virtude da natureza contratual, entende-se ser de cunho civil a matéria disciplinada pela norma impugnada, tema que escapa à competência legislativa estadual, nos termos do art. 22, I, da Constituição”, defende a manifestação.

    No documento, a Procuradoria também concluiu pela legitimidade da Unidas em requerer uma ação direta de inconstitucionalidade. De acordo com a Constituição, as entidades de classe de âmbito nacional têm legitimidade para requerer ADIs. No entanto, a Advocacia-Geral da União (AGU) manifestou-se pelo não conhecimento da ação por considerar que a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – Unidas – não se enquadrava como entidade de classe de âmbito nacional. A PGR, porém, analisou que a Unidas se enquadra como entidade de classe de âmbito nacional por ter, entre suas filiadas, nexo de afinidade com a manutenção de planos de assistência suplementar à saúde na modalidade autogestão.


    Secretaria de Comunicação
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-parecer-pgr-defende-impugnacao-de-lei-de-pernambuco-sobre-plano-de-saude/193392147

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)