Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGR opina pela não vinculação automática entre remuneração de ministro do STF e desembargador

    De acordo com o parecer, a Constituição Federal não determina a aplicação retroativa do subsídio fixado por lei federal aos ministros do STF para o cálculo da remuneração dos magistrados estaduais

    há 11 anos
    A Procuradoria Geral da República (PGR) opinou, nesta segunda-feira, 13 de maio, pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.669 contra o art. 2º da Lei 12.861/2005, do Estado de Pernambuco, que fixa os subsídios dos magistrados estaduais. A ação foi proposta pela Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages) perante o Supremo Tribunal Federal (STF).

    A Anamages sustenta que houve violação ao art. 93, V, da Constituição Federal (CF), que trata dos subsídios dos ministros do tribunais superiores e demais magistrados. A ADI requer a aplicação retroativa da Lei 12.861/2005 a partir de 1º de janeiro de 2005, data em que a Lei Federal 11.143/2005 reajustou o subsídio dos ministros do STF, e não a partir de 1º de junho, como proposto pela lei questionada.

    Entretanto, segundo a PGR, não há a obrigatoriedade de que o reajuste concedido pela lei impugnada aos magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ/PE) retroaja à mesma data em que a Lei Federal 11.143/2005 reajustou o subsídio dos ministros do STF.

    Para a PGR, não há vinculação automática entre as remunerações dos ministros do STF e dos desembargadores. De acordo com o parecer, nenhum dos dispositivos constitucionais determina a aplicação retroativa do subsídio fixado por lei federal aos ministros do STF para o cálculo da remuneração dos magistrados.

    A PGR entende, ainda, que a adequação ao novo regime remuneratório estabelecido pela Constituição Federal depende de lei de iniciativa do respectivo Tribunal de Justiça, já que goza de autonomia financeira, o que garante a elaboração de sua própria proposta orçamentaria.


    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria Geral da República
    (61) 31056404/ 31056408
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-opina-pela-nao-vinculacao-automatica-entre-remuneracao-de-ministro-do-stf-e-desembargador/193381372

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)