Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF recomenda regularização de farmácias que atendem indígenas do norte de Mato Grosso

    Farmácias vinculadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena Kayapó não possuem registro de firma perante o conselho, nem profissionais farmacêuticos, conforme a lei exige

    há 11 anos
    O secretário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó receberam nesta segunda-feira, 10 de dezembro, uma recomendação do Ministério Público Federal a respeito das farmácias que prestam atendimento às etnias indígenas kayabi, apiacá e munduruku, na região norte de Mato Grosso.

    Uma fiscalização do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF/MT) identificou que as farmácias vinculadas ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kayapó não possuem registro de firma perante o conselho, nem profissionais farmacêuticos, conforme a lei exige. A falta de profissionais para todas as unidades de farmácia foi confirmado pela administração do DSEI em ofício encaminhado ao Ministério Público Federal.

    Diante dessas irregularidades, o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República em Sinop (MT), expediu a recomendação estabelecendo o prazo de 30 dias para que os gestores da Sesai e do DSEI providenciarem a regularização da documentação e o registro das farmácias perante o CRF.

    O MPF recomendou, também, a contratação de profissionais farmacêuticos, no prazo de 60 dias, para todas as unidades de atendimento a indígenas vinculados ao DSEI Kayapó e a inclusão dessa despesa na previsão orçamentária.

    O procurador da República Adriano Barros Fernandes afirma que, além do intuito pedagógico e preventivo, a recomendação tem o objetivo de alertar os gestores da Secretaria Especial de Saúde Indígena e do Distrito Sanitário para o modo adequado de proceder quanto à regularização das farmácias, bem como acerca das consequências legais em caso de sua eventual inobservância.

    A recomendação é fruto da adesão da unidade do Ministério Público Federal em Sinop ao Dia D da Saúde Indígena, promovido pela 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, em alusão ao Dia internacional dos Direitos Humanos.

    Atendimento à saúde indígena - O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do subsistema de atenção à saúde indígena. Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etnocultural dinâmico, geográfico e populacional – para a realização do atendimento de saúde de casos simples, ficando as ocorrências de alta complexidade a cargo de hospitais regionais.

    No Brasil, são 34 DSEIs divididos estrategicamente por critérios territoriais, e não necessariamente por estados, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Além dos DSEIs, a estrutura de atendimento conta com postos de saúde, com os pólos base e as Casas de Saúde Indígena (Casais).


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República em Mato Grosso
    Ministério Público Federal
    Tel: (65) 3612-5083

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-recomenda-regularizacao-de-farmacias-que-atendem-indigenas-do-norte-de-mato-grosso/193185974

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)