Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/MA denuncia crimes contra Previdência Social no Maranhão

    Obtenção de aposentadoria mediante fraude, saques de benefícios após a morte do titular e sonegação de contribuição são os casos mais recorrentes

    há 14 anos
    No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público Federal (MPF/MA) denunciou vários casos de crimes contra a Previdência Social no Maranhão. As denúncias mais recorrentes são as de obtenção indevida de aposentadoria mediante fraude, saques de benefícios após a morte do titular e sonegação de contribuição previdenciária.

    Um dos denunciados é o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Paulino Neves Luis Costa dos Reis. Ele foi presidente da casa durante o biênio 2007/2008 e, na época, ordenou o desconto referente à contribuição ao INSS na remuneração dos servidores e subsídios dos vereadores. Como a verba não foi repassada ao INSS, o MPF fez a denúncia do caso à Justiça, requisitando também inquérito policial para apurar o suposto crime de sonegação.

    A obtenção de aposentadoria mediante fraude é o delito mais comum entre as denúncias e, em alguns casos, conta com a atuação de fraudadores especializados no assunto. Geralmente, o denunciado paga para ter suas informações na carteira de trabalho adulteradas e o lançamento das informações falsas no sistema do INSS.

    A comerciária Luiza Sousa Cunha, por exemplo, aposentou-se indevidamente por tempo de contribuição através de fraude de informações. Ela recebeu aposentadoria durante três anos, somando um prejuízo de mais de R$ 59 mil que terão que ser devolvido aos cofres públicos.

    O caso de Manoel de Almeida da Cruz é diferente. Ele recebeu aposentadoria por idade em nome de sua mãe, Maria Zebina Pereira de Almeida, após o falecimento da mesma, durante quatro meses. Se condenado, o denunciado poderá ser proibido de se ausentar de São Luís por 30 dias, prestar serviços à comunidade por quatro horas semanais durante um ano, além de devolver o valor da soma dos saques.


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Maranhão
    Fone: (98) 3213-7137
    E-mail: ascom@prma.mpf.gov.br

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-ma-denuncia-crimes-contra-previdencia-social-no-maranhao/192247599

    Informações relacionadas

    Marcela Bragaia, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Modelo Denúncia para o Ministério Público - Irregularidades Equipamento Público

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)