Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AM pede condenação de 11 réus por crimes contra o sistema financeiro

    Alegações finais foram apresentadas na última sexta-feira, 1º de março. MPF/AM pediu a absolvição de um dos réus inicialmente denunciados, por falta de provas

    há 11 anos
    O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) pediu a condenação de 11 dos 12 réus denunciados na ação penal referente à Operação Albatroz, em alegações finais apresentadas na última sexta-feira, 1º de março, à Justiça Federal. No processo, o grupo é acusado de praticar crimes contra o sistema financeiro por meio de remessas não declaradas de valores ao exterior.

    Nas alegações finais, o MPF/AM pediu a absolvição do réu Alfredo Paes dos Santos por falta de provas. Para os demais acusados, o MPF pediu a condenação pelo crime de evasão de divisas, previsto no artigo 22 da Lei nº. 7492/1986 (Lei de Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional). O réu Mário Ricardo Farias Gomes também responde pela operação ilegal de empresa como instituição financeira, conforme o artigo 16 da mesma lei.

    O processo tramita na 2ª Vara Federal no Amazonas, sob o número 2162-25.2008.4.01.3200.

    Penas e multas – Os pedidos de condenação apresentados pelo MPF/AM nas alegações finais do processo preveem penas que variam de dois anos e seis meses a cinco anos e seis meses de prisão. Em alguns casos, o MPF entendeu que o mesmo crime foi cometido mais de uma vez e, por isso, pediu a aplicação das penas de acordo com o número de vezes que o crime foi praticado.

    Além da pena de prisão, o MPF requer a condenação dos 11 réus ao pagamento de multas individuais que podem chegar a R$ 156 mil. A partir da apresentação das alegações finais do MPF, o processo deverá aguardar as alegações finais dos réus e então passará à análise do juiz para sentença.

    Réus com pedido de condenação
    Antônio do Nascimento Cordeiro
    Ednéia de Alencar Ribeiro Cordeiro
    Isaltino José Barbosa Filho
    Stael Ferreira Braga Barbosa
    Mario Ricardo Farias Gomes
    Edilson Barata Ribeiro
    Sérgio Born
    Carlos Alberto Taveira Cortez
    Jorge Abelardo Barbosa de Medeiros
    Lúcio Flávio Morais de Oliveira
    Elmiro José Hallmann

    Réu com pedido de absolvição
    Alfredo Paes dos Santos


    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Amazonas
    (92) 2129-4661 ou (92) 2129-4743
    ascom@pram.mpf.gov.br
    twitter.com/mpf_am

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-am-pede-condenacao-de-11-reus-por-crimes-contra-o-sistema-financeiro/190168814

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)