Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PGR: normas paranaenses visam melhorar fiscalização do TCE

    A Resolução 28/2011 e a Instrução Normativa 61/2011 tratam de formalidades para prestação de contas das transferências de recursos nos âmbitos estadual e municipal

    há 11 anos
    A Procuradoria Geral da República enviou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para opinar pela improcedência da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.872, proposta pelo governador do Estado do Paraná. A controvérsia discute a Resolução 28/2011 e a Instrução Normativa 61/2011 do Tribunal de Contas paranaense (TCE/PR), que dispõem sobre a prestação de contas das transferências de recursos nos âmbitos estadual e municipal.

    De acordo com a ação, a Resolução 28/2011 viola o princípio da legalidade e a competência legislativa dos Estados para dispor sobre requisitos e procedimentos para celebração de transferência de recursos mediante lei. No entanto, na visão do Ministério Público Federal (MPF), a norma infralegal não inova na ordem jurídica, apenas remete à legislação já existente. O parecer observa que a regra “dispõe que a transferência de recursos deve observar a legislação quanto à sua formalização, execução, acompanhamento e prestação de contas. A documentação necessária está prevista na Lei Estadual 15.608/2007”.

    O autor argumenta que a resolução também impõe exigências ao controle interno do concedente e extrapola os limites da atuação do Tribunal de Contas. O MPF sustenta que, “assim como a Constituição da República, a Constituição paranaense atribui a fiscalização dos atos estatais ao Poder Legislativo, ao Tribunal de Contas e ao sistema de controle interno de cada Poder”.

    A norma também estabelece que o instrumento de repasse de recursos deve ser sempre firmado entre um único concedente e um único tomador, cuja responsabilidade para encaminhar a prestação de contas é do concedente. Para o MPF, o dispositivo não proíbe a celebração de transferências entre mais de dois concedentes ou tomadores, mas apenas exige a formalização de um instrumento de repasse de recursos para cada concedente e tomador. “Essa norma, além de esclarecer os deveres das partes envolvidas, busca viabilizar a fiscalização”, esclarece a manifestação.

    A ação discorda da indicação de agentes públicos, integrantes do quadro de pessoal efetivo do concedente, para ser responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização do termo de referência. Segundo a peça, compete ao chefe do Poder Executivo dispor sobre o funcionamento da Administração Público, incluindo as atribuições de seus servidores. De acordo com a PGR, deve haver um fiscal para cada termo de referência: “Qualquer acordo celebrado pela Administração Pública tem de ser fiscalizado por um servidor público, responsável pela execução de seu objeto, pela análise quantitativa e qualitativa das entregas, pelo cumprimento das cláusulas contratuais e eventualmente pela aplicação de multas.”

    O requerente questiona, ainda, a vedação à contratação de dirigentes da entidade tomadora dos recursos ou de seus respectivos cônjuges, companheiros e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau. Conforme ressalta o parecer ministerial, “trata-se de normas que vedam práticas de favores pessoais e de nepotismo nas transferências de recursos públicos”. A vedação também é alvo da Súmula Vinculante 13 do STF, lembra a PGR.

    Instrução Normativa 61/2011 – A instrução impugnada regulamenta a formalização das transferências de recursos repassados mediante convênio, termo de parceria, contrato de gestão ou outro instrumento congênere celebrado em regime de colaboração.

    “Trata-se de forma de divulgação e estruturação dos critérios considerados pela Corte de Contas no julgamento das prestações de contas e, ao mesmo tempo, manual de condutas a ser seguido pelo administrador”, relata a manifestação.

    Leia aqui a íntegra do parecer.


    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria Geral da República
    (61) 3105-6404/6408
    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgr-normas-paranaenses-visam-melhorar-fiscalizacao-do-tce/157987544

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)